APOSENTADO

No Brasil, há certa tendência pela maioria das pessoas, de acreditar que aposentado é sinônimo de ociosidade, ou de uma vida inútil, e que, o mesmo, é um privilegiado e muitos dos quais usufruem de tudo o que vida tem de melhor.

Não pretendo aqui, fazer apologia a todos os aposentados, mesmo porque, como em toda regra há exceção, existem aqueles que nada fazem para ter tal merecimento. Entretanto, gostaria de trazer à luz, o quanto deveria ser reconhecido e respeitado alguém que tenha dedicado dezenas de anos de trabalho honrado e digno, em favor de determinada empresa ou da coletividade.

É óbvio que, somente se aposenta aquele que trabalha; e chega um determinado tempo em que o trabalhador, apesar de ostentar o mesmo dinamismo, já não conta com o vigor físico de outrora e necessita resguardar-se, sair da rotina que o prendeu por anos a fio, e preservar-se, levando uma vida mais serena e, por conseguinte, usufruir dentro do que lhe for possível, de vivenciar prazeres e realizar sonhos por tantos anos suprimidos e acalentados nos abissos da memória.

Lembremos que há uma infinidade de aposentados, os quais, mesmo tendo trabalhado por quase toda a vida em funções que mereciam gratificações por periculosidade ou por insalubridade, vêem esses direitos serem renegados pela Previdência Social.

Por outro lado, os aumentos salariais concedidos aos trabalhadores ativos não são os mesmos dos inativos, sendo os daqueles, sempre bem maiores do que os desses. A alegação governamental é que não há verba suficiente para essa equiparação, a qual poderá levar ao caos a Previdência Social.

É incompreensível, como existem verbas para a criação de ministérios, secretarias e inúmeros cargos de confiança, cujos salários são altíssimos, além de vultosos aumentos salariais para os ocupantes de cargos dos poderes executivo e legislativo em todas as esferas: federal, estadual e municipal, além de gastos milionários nas campanhas eleitorais e em ações obscuras, e não há verba para o devido aumento de salário aos aposentados.

Assim sendo, urge uma reforma político-administrativa e previdenciária ampla, com sugestões dos mais diversificados setores da sociedade, objetivando o fim de tão flagrantes, condenáveis e injustos desmandos e atitudes arcaicas e irresponsáveis que desonram o país e impedem o seu crescimento sustentável.

Antenor Rosalino
Enviado por Antenor Rosalino em 30/07/2011
Código do texto: T3128251
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.