O caminho sem volta de Amy Winehouse

O mundo da música perdeu precocemente uma grande cantora pop. No sábado p. passado (23-07-2011), em uma casa na Camden Square, no norte de Londres, 16 horas local (13h de Brasília), a cantora britânica Amy Winehouse, de 27 anos, foi encontrada desacordada em seu aposento por um segurança particular. Rapidamente a notícia se espalhou pelo mundo.

A cantora Amy Winehouse ficou conhecida mundialmente depois de lançar o 2º CD intitulado "Back to black", em 2006, com o qual ganhou cinco prêmios Grammy, o Oscar da música internacional. Uma de suas músicas de sucesso foi "Rehab", que falava sobre as suas constantes idas a clínicas de reabilitação.

Era considerada uma das cantoras mais talentosas dos últimos anos pela crítica musical. Filha de uma farmacêutica e de um motorista de táxi, judeus, cresceu na área de Southgate, no norte de Londres. Amy iniciou na música aos 06 anos quando ouvia jazz, e aos 10 anos formou uma banda. Aos 16 anos começou a cantar profissionalmente. E aos 20 lançou o seu primeiro CD, "Frank", produzido por Salaam Remi.

Amy também ficou conhecida pelo relacionamento conturbado com Blake Fielder-Civil, também usuário de álcool e drogas. Em 2008, Amy foi presa duas vezes, por posse de drogas e agressão física. Tentava mudar de vida; mas sempre voltava ao vício. Depois de Blake ainda se relacionou com outro usuário de drogas.

Em janeiro último, Amy esteve no Brasil, com shows em Florianópolis, Rio de Janeiro, Recife e São Paulo numa tentativa de retomar a carreira depois de 03 anos. Estava com uma aparência muito frágil, pesando apenas 45 quilos.

Recentemente, Amy cancelou uma turnê pela Europa, depois de ser vaiada em um show na Sérvia, por se apresentar aparentemente bêbada e ter esquecido as letras das músicas.

Na quarta-feira última Amy foi vista no show de sua afilhada, a cantora de neo soul Dionne Bromfield, na Roundhouse, uma casa de shows em Camden Town, onde dançou e parecia estar bem.

A gravadora Universal Music em uma nota lamentou a morte da cantora: “Estamos profundamente entristecidos com a perda súbita de uma artista da música tão talentosa. Nossas orações estão com a família de Amy, seus amigos e fãs neste momento difícil”,

Amy foi por um caminho sem volta, e se junta a outros cantores de rock como Janis Joplin, Kurt Cobain, Jim Morrison, Brian Jones e Jimi Hendrix que também partiram aos 27 anos. A verdade é que muitos não estão preparados para a fama e a riqueza principalmente se forem jovens e vierem de um mundo desestabilizado.

Alonso Rodrigues Pimentel
Enviado por Alonso Rodrigues Pimentel em 26/07/2011
Reeditado em 14/12/2016
Código do texto: T3119853
Classificação de conteúdo: seguro