"O mundo não é mau porque os maus são maus... Mas porque os bons, não são melhores!"

Uma frase para refletirmos!
E observando o mundo em que vivemos, percebo que é exatamente isso o que vem acontecendo e retardando a evolução da humanidade.
E envolvidos nessa idéia fixa, de que somos bons, desistimos de sermos melhores! Desistimos de querer ser mais que bom. Ser mais que educado, ser mais honesto, mais que correto, mais que sincero, mais que competente, ser mais que obediente, ser diferente da maioria que tem orgulho de se manter sempre com as mesmas idéias velhas e destorcidas de que podem seguir em frente na ignorância de acreditar que basta ser bom!
E vendo também por outro ângulo, sentimos que a concorrência engole o bom! A competitividade do mundo moderno, a exigência do mercado de trabalho, a disputa acirrada por uma vaga de emprego, uma vaga na faculdade Federal, no Enem, em um concurso público! O desespero por encontrar alguém bacana, confiável, que se possa chamar de meu amigo, meu amor, meu confidente, meu parente, meu sócio, meu patrão, meu irmão, meu companheiro de todas as horas... Ah... Essa vida anda tão conturbada e repleta de duras injustiças, falsas verdades e valores superficiais!
Já foi o tempo em que bastava ser bom! Hoje, a bondade está escassa e ainda não basta mais ser somente bom! Pois só há espaço para os melhores!...
Mas, o mais importante de tudo isso, é ter a essência pura, a alma boa, o coração bom, ser de bem, do bem, para o bem!
Porém não devemos esquecer também que coração bom sem coragem para agir, de nada adianta!
É preciso arregaçar as mangas e fazer acontecer!
De que adianta olhar o que passa fome, frio, abandono e dor, chorar e sofrer junto sem mover uma palha para que aquela situação mude? De boas intenções o mundo anda cheio! E de Madalenas e Madalenos arrependidos? Nem se fala!!!
De que adianta ser melhor em tudo e se perder dentro de sua própria vaidade e convencimento de se sentir melhor que todos ao seu redor?!!
Hoje, precisa-se ser melhor! Mas melhor de corpo e alma! De coração e sentimento de razão e conhecimento!!! Já não basta mais ser bom!
Pois a maior e única esperança de crescimento e evolução está depositada naqueles verdadeiramente bons, que já se despertaram para essa verdade que aflora em algumas consciências!
Pois que dos maus, ninguém mais espera nada!
Nem sequer assustamos com as suas maldades e barbaridades cometidas. Mas dos bons? Espera-se sempre o melhor! Que possam fazer cada vez mais... Fica-se na retaguarda. Na expectativa de que somente os bons, possam consertar esse mundo!
Acabar com a fome! Com a desigualdade social, a corrupção, a violência, a pobreza, as doenças, as drogas, os assassinatos, o abandono de nossas crianças e idosos! O desrespeito e o preconceito aos chamados “diferentes!”
E assim vivemos a espera que alguém, que seja bom, possa fazer um milagre acontecer!!! Um, não! Milhões de milagres!!! E assim, numa gigantesca proporção de maus, espalhados por esse mundo afora, nos restam os bons, pois acreditamos fielmente que possam melhorar!
E nessa dura ilusão, esquecemos de nos melhorarmos a cada dia e passamos a cruzar os dois braços, sentar no banco da praça, ou na frente da TV, assistindo as tragédias mostradas nos telejornais, ou corremos pra a igreja para rezar!!! Ou seja, transferimos essa responsabilidade para Deus! O nosso criador!!! Ele quem nos criou que dê conta de nós e desse mundo louco!
Ainda bem que o nosso pai não tira férias!!!
Acomodados, vamos vivendo,empurrando os problemas, os medos, os traumas, as culpas, os remorsos, os compromissos, os papéis! Atrasamos a vida e o mundo, enganando as expectativas dos que nos assistem e esperam de nós algo de melhor! Assim, não fazemos nada! Não damos uma contribuição sequer de bom exemplo de cidadania, abaixando e catando o papel de bala que o vizinho jogou na rua!!! Dar um bom dia, uma boa noite, um sorriso, um abraço, um perdão.... O melhor que você mesmo poderia ter feito há muito tempo!
Mas não teve coragem de tentar ser melhor que bom!
Assim já diziam os sábios e milenares profetas:
- “A fé sem obra é morta.”
Por isso a necessidade emergencial de ser melhor a cada dia, em todo lugar, com quem seja e principalmente com nós mesmos!
Nunca poderemos ser melhores se partirmos de fora para dentro!
Primeiramente nos melhoramos, para melhorarmos o mundo ao nosso redor!
Não é por acaso que ouvimos uma frase célebre que funciona mesmo, na prática!
“A palavra orienta, mas o exemplo arrasta! “
Somos observados a todo instante e em todos os lugares por onde passamos! Pelos seres vivos e os seres cósmicos ou espirituais, não importa como os chamam!
Há quem aprende com a gente e também aqueles que desaprendem ao assistir nossos erros e defeitos!
Isso é muito sério! Podemos influenciar pessoas e comprometermos os futuros bons! E talvez seja esse um grave motivo para explicar o que anda acontecendo com a humanidade.
Os adultos não podem mais serem modelos para as crianças seguirem!
Assistimos uma série de espetáculos gratuitos oferecidos por eles e isso choca!
Mães que se vestem de forma espetaculosas e vulgares.
Bebendo, fumando, usando drogas de todos os tipos. Pessoas que usam de vocabulários depreciativos, palavrões e gestos obscenos. No trânsito, direção agressiva, falta de educação, de postura, de decência, de pudor!
Onde está guardado o bom exemplo desse mundo?
Nos idosos?
Nos avós? Nos tios? Nas madrinhas?
Nos irmãos? Nos filhos? Nos pais?
Nos professores?
Nos patrões?
Nos empregados?
Nos religiosos?
Nos estudiosos?
Onde foi parar a família?
Está entrando em extinção?
Clementina de Jesus já cantava: -“Mas tem muito diplomado que é pior do que selvagem...”
O fim da humanidade se aproxima, ao saber que dependemos de um homem e de uma mulher para germinar e perpetuar a espécie! E que dia a dia, os casais se desentendem cada vez mais! Ficando a única esperança para o futuro das famílias, nos relacionamentos de seres do mesmo sexo?!! Pois raro é hoje em dia se ver um casal tradicional homem e mulher se entendendo de verdade!
Será preciso talvez uma mutação genética na humanidade dos próximos séculos, que já assistimos acontecer lentamente, quase imperceptivelmente, prevendo que nós, cheguemos à extinção! E isso também já estava nas profecias de magos, profetas, adivinhos, espiritualistas, cientistas, estudiosos da evolução humana e do planeta! E quando acreditamos “só” na crise ambiental em que atravessamos no caos do consumismo, do excesso do lixo, do desperdício de água, dos gazes tóxicos e de tudo o que é de origem material, nos esquecemos totalmente que enquanto o planeta vai se dissolvendo e se desintegrando pela destruição causada pelo ser mais “sábio” que nele habita, por outro lado a essência pura à imagem e semelhança de Deus está cada vez mais distorcida e distante dele.
Sejamos, pois, melhores que bons!
Pois que deixar de se fazer um bem já é um grande mal!!!

Valleria Gurgel
PoetasDelMundo
ClipPoetasAmigos

vallecrisgur@yahoo.com.br
www.valleriagurgel.com

29/06/2011