UMA QUESTÃO DE TÍTULOS

UMA QUESTÃO DE TÍTULOS

050.299

Na vida e em suas atividades tudo tem um começo, um meio e um fim.

O título do começo refere-se ao ao título destas linhas e deve ser um título suficientemente atraente para prender a atenção do leitor, sem provocar dispêndio de muita energia para leitura dos texto seguinte se seu propósito for transmitir um tema "light".

O título do meio nem sempre existe, mas pode ser encarado como o conteúdo do texto que, como já sabemos, deverá ser leve.

O título do fim nem sempre é colocado, pois é a palavra fim, como ocorre nos filmes (The End, se o filme for em língua inglesa!).

Esta questão de títulos pode produzir linhas e mais linhas de comentários e discussões, porém se o título for aquele de origem bancária, principalmente título a pagar, todos quererão distância dele e fim de prosa! Se for título a receber todos quereremos ir lá buscar o tanto que lhe corresponde, ora se quereremos!

Uma outra linha que a questão concede é de a título de cidadão douradense! Tenhamos em mente que este título é outorgado ao cidadão que tenha nascido em outras terras e que tenha realizado algum feito ou ação exponencial por nossa Dourado, com toda certeza.

Todavia, todo aquele que nasce em Dourado de imediato recebe o título de cidadão douradense e que lhe é outorgado no momento em que seus pais o registram em Cartório: é seu Registro de Nascimento o diploma oficial que o agracia com esta honrosa homenagem! Para comprovar a veracidade desta afirmativa: basta examinar as últimas Estatísticas para saber quantos cidadãos douradenses existem!

Ainda nesta linha de títulos, existem os Reis, os Príncipes, os Presidentes , os Senadores, os Governadores, os Deputados, os Ministros, os Juízes, os Prefeitos, os Vereadores, o Marceneiro, o Jardineiro, o Médico, o Engenheiro, o Lavrador, o Professor, o Aluno, o Eletricista, o Pedreiro, o Lixeiro, o Astronauta, o Motorista, o Piloto, a Dona-de-casa, a Empregada Doméstica, o Filho, o Pai, a Mãe.... E a lista não caberia neste texto (desculpem-nos aqueles que, contrariamente a nossa vontade, não foram citados!).

Tem-se de mencionar a linha das possibilidades de combinações de títulos: Presidente Brasileiro, Senador Italiano, Juiz de Futebol, Piloto de F1, Professora Universitária, Vereador Douradense, Deputado por Sergipe.... E a lista continua indefinidamente.

Os livros, então, nem se comente!, comportam uma linha infinita de títulos e mais títulos, à disposição do leitor nas livrarias e nos catálogos, a compor uma lista de "best-sellers", a enfileirar as estantes de bibliotecas...

Por outra linha, a titulo ilustrativo, a título de curiosidade e a título provisório são três expressões, a título de exemplos, bastante comuns na escrita e na fala cotidianas.

Dentro das quatro linhas, os campeonatos produzem uma sala de títulos aos times de futebol: quinto colocado no Brasileirão de 97, vice-campeão mundial de 98.... Dá para ficar contente?

Tito Vernaglia, em Sorocaba, aos onze de junho de 2011.