NÃO É DIFÍCIL DIZER A VERDADE

NÃO É DIFÍCIL DIZER A VERDADE

120.909

É sempre fácil dizer a verdade, esta é a verdade inconteste e imbatível.

Todavia, o quê é preciso para estar neste estágio? Nada mais que não temer ferir melindres pressupostamente existentes onde, de fato, nenhum deles existe.

É comum expressar-se que a verdade dói. Dói para quem a fala ou para que a está escutando? A bem da verdade, para nenhum de ambos. Àquele que a está falando ou escrevendo, por já conhecê-la, em certamente nenhum ponto o atinge. Àquele que a ouve ou a lê, está fora de dúvida, que poderá, num primeiro instante, causar um leve arranhão, facilmente removível, eis que a verdade lhe trará esperanças de conhecer mais a fundo o âmago da questão.

Um exemplo ilustrará bem esta colocação. Vejamos a situação em que fica um médico ao defrontar-se com um paciente em que todos os exames possíveis apontam para uma terrível doença instalada nessa pessoa. O quê falara o médico? A verdade, oras! O problema é apenas um: o de como revelá-la. Com toda a certeza, nenhuma doença, sendo definitivamente incurável, assusta um médico, que está ali justamente para, ao menos, tentar curá-la ou gerar motivo de pesquisa para busca de cura!

Em primeiríssimo lugar, se a pessoa procurou ajuda é porque confia que alguém poderá ajudá-la. Se não for o médico para receitar medicamentos que atuem diretamente no cerne da doença, visando extirpá-la ou, no mínimo, amenizar seus efeitos ou restringir sua velocidade de progressão, com indicação de cuidados específicos a tomar, será para submeter-se a um procedimento mais radical, que, na Medicina, geralmente é uma cirurgia onde, conforme o caso, terá maior ou menor porte e duração. Além disso, haverá o pós-operatório, período em que se dará a recuperação do paciente. Entretanto, é nessário lembrar que, pairando acima de toda essa situação, sempre está Deus, a quem nada é impossível, nem mesmo a cura ou reversão definitiva de uma certa doença dada como terminal. Quantos casos não há em que a pessoa doente foi sentenciada como condenada à morte e não escapou ilesa como se nada tivesse havido?

Pois bem, se a situação estiver ruim, trazer a verdade à tona jamais contribuirá para piorá-la e, sim, melhorá-la porque providências poderão ser tomadas, sejam pequenas, médias ou grandes providências.

Imagine se isto não é verdadeiro e útil no caso de um aluno que tire notas baixas em Matemática. Se ele ocultar essa verdade, ninguém poderá ajudá-lo e a situação só tenderá a pretejar ainda mais. Se disser a seus pais, que são ambos os dois Professores de Matemática, veja quanta ajuda esse aluno poderá receber, em casa mesmo, e, ainda por cima, de graça.

Claro que terá de ouvir sermões, é quase certo, mas também é certo que valerá a a pena ter contado a verdade!

Tito Vernaglia, em Sorocaba, aos quatro dias de junho de 2011.