Onde apelidos são identidade
Os que vêm de cidades muito pequenas, como eu, sabem bem que, na prática, apelido vale mais do que sobrenome. Quem não tem um que seja marcante, será ao menos conhecido pela referência paterna ou materna. Não importa quanto tempo tenha se passado ou que importância social ou política o cidadão tenha conquistado ao longo de sua vida. Na minha Boa Nova-BA eu, por exemplo, serei eternamente "Beto-de-Dozinho" (uma referência ao apelido típico das pessoas com meu nome, somado ao apelido de meu pai, já falecido).
Entre os muitos casos ligados à minha cidade natal, um diz respeito exatamente à importância dos apelidos. Conta-se que um vendedor recém-chegado, em busca de informações, dirigiu-se a um boanovense:
- Bom dia! Por favor, o senhor poderia me informar como é o nome do prefeito desta cidade?
- Didi.
- Didi?
- É, Didi, vizinho de Naná.
- Naná?
- Sim, casada com Du.
- Du?
- É, moço! Du, irmão de Mimi.
- Mimi?
- É, rapaz! Mimi, irmã de Zozó.
- Zozó?
- Zozó, cunhada de Totó.
- Totó?
- É! Como eu tô vendo que o senhor não sabe quem é quem, vou explicar melhor: Didi é vizinho de Dode.
- Dode?
- É, irmão de Pita.
- Pita?
- Ôxe, Pita, fi de Duba...
Depois dessa o cara desistiu. Deu meia volta e saiu resmungando: "cidade de gente maluca". Nunca mais voltou a Boa Nova.
Realmente, o baiano gosta de apelidos e de abreviar nomes. Os boanovenses, então, fazem disso uma arte. No tópico "Apelidos Curiosos", da comunidade orkuteana "Casos & Causos de Boa Nova", peguei alguns deles, que são muito familiares à memória da minha infância e adolescência, embora hoje já não consiga me lembrar da razão de cada um deles. O que sei é que todos me remetem diretamente aos seus respectivos "donos". Já aos seus nomes verdadeiros, não posso dizer o mesmo.
Eis alguns: Botija, Bozó, Saruê, Tozinha, Caravéa, Zéativo, Rege-Pão, Lubiu, Guim, Pibinha, Siúgue, Pancho, Frau, Curiango, Mãod´onça, MariaÔ, Gulino, Tuíta, Xebroso, Catroka, Perim, Uíta, Guiguiu, Kuei, Nengo, Môra, Buguelo, Gongo, Láis, Gazo, Ziza, Néufuragata, Doguinha, Bodim...