Autores

Perfil

Roberto D'arte é natural de Boa Nova-BA, mas reside em Viçosa-MG há mais de 25 ano (tendo recebido da Câmara Municipal em 2018 o título de Cidadão Honorário de Viçosa). É graduado em Filosofia, pós-graduado em Psicopedagogia e estudante de pós-graduação em Filosofia Clínica. Atua profissionalmente há mais de 18 anos como professor da FDV – Faculdade de Viçosa (em disciplinas como Filosofia, Ética e Cinema) e há mais de 13 anos na ESEDRAT – Escola Estadual Dr. Raimundo Alves Torres (na disciplina Filosofia).

 

Na área de Jornalismo/Comunicação ele tem as seguintes experiências: foi revisor de texto durante dois anos (1990 e 1991) do jornal diário Tribuna da Bahia (Salvador-BA); por mais de duas décadas foi repórter, redator e editor de Cultura no jornal semanal Tribuna Livre (Viçosa-MG), no qual publicou cerca de 600 textos autorais; foi repórter e redator por um ano do jornal diário Tribuna Impressa (Araraquara-SP).

 

Na área literária é autor dos livros CINÉFILO (2018, editora Cajuína) e CINÉFILO Volume 2 (2023, editora Cajuína). Na condição de trabalho voluntário, é redator/revisor/editor da publicação educativo-cultural Jornal GAMBOA há mais de 24 anos, conselheiro da cadeira de Literatura, Bibliotecas e Museus do Conselho Municipal de Política Cultural de Viçosa-MG desde 2018 e no momento assume no IAM – Instituto Adroaldo Moraes (sediado em Boa Nova-BA) a função de diretor executivo. No projeto do livro “Boa Nova: 100 Imagens, 100 Anos”, realizado pelo IAM em 2021 e lançado em janeiro de 2022, ele atuou nas atividades de produção e revisão textual do livro. No campo audiovisual, ele atuou como roteirista, diretor, produtor e editor de vários filmes em curta-metragem, a exemplo dos documentários Verbo TRANSitivo (2018), Colheitura (2018), Arte Experimentada (2021) e Pelas Ruas da Minha Infância (2021).