SE EU FOSSE DONO...

SE EU FOSSE DONO...

130.199

Seria bom ser o dono do Mundo, como muitos gostariam ou até se sentem assim em certas ocasiões! Uma delas, por exemplo, quando trafegam com seu automóvel, numa simples rua da cidade, a 120 km/h, esquecendo-se do perigo que oferecem aos demais passantes ou moradores daquela rua!

À primeira vista, a impressão de ser o dono do Mundo é deveras atraente. Vejamos algumas situações:

1-Se eu precisar ir pagar uma conta no banco serei imediatamente atendido, não importa qual o tamanho da fila! Passarei à frente de todos!

2-Se eu for acometido de uma simples dor de cabeça, virá me atender, assim que acenar um dedo, o melhor médico da cidade, já trazendo os mais modernos e eficazes remédios para medicar-me!

3-Se uma mosca começar a atormentar-me com seu zunido chato, dezenas de amigos estarão abanando, aplicando "sprays" super-eficientes e, claro, sem me causar o menor incômodo! Adeus, mosca infeliz!

4-Eu poderei rodar mesmo a 120 km/h pelas principais ruas da cidade, pois todos estarão em seus cantos super-protegidos e admirando a passagem do bólido vermelho do grande chefe! Que maravilha! Até faixas estarão estendidas:

VIVA O CAMPEÃO!

E que campeão!

Claro que, sendo o dono das moedas do Mundo, não é por isso que elas deixariam de ter os seus dois famosos lados.

Eis algumas situações a partir da outra face da moeda:

1-Viria o pessoal da praia e pediria: "Pô, chefe, não dá p'ra parar essa chuva uns pares de dias p'ra gente curtir um solzinho e uma praia numa legal?". Do outro lado, viriam aqueles mais preocupados com o ganha-pão e implorariam: " Senhor, é possível deixar cair a chuva por mais uns dias para molhar bem a terra e ajudar na plantação?" Tudo isto numa mesma faixa litorânea de quarenta quilômetros ao Sul do Estado.

2-Aquele sujeito que já tem quatro empregos não hesitaria um segundo: "Chefia, não dá p'ra descolar uma boquinha de guarda-costas aí no pedaço?".

3-A dona-de-casa, mais consciente, faria um pedido ùnico: "Oh, cavalheiro-mestre, poderei eu ser dispensada de meus afazeres diários ao menos uma vez por mês? Afinal, eu mereço umas feriazinhas, não mereço?".

4-A legião que viria até mim, disto eu tenho certeza absoluta, pedir para eu abaixar o preço das coisas e aumentar o tamanho dos salários, não caberia em duzentos Maracanãs!

Enfim, havendo um dono do Mundo, é claro que a ele é que serão solicitadas todas as coisas que faltam, mesmo que seja um pedido de tapar o buraco, que há em frente à casa e que já tem três anos de vida, permitindo assim ao fusquinha roxo do brasileiro sair tranquilo da garagem!

Apesar das vantagens e desvantagens de tal cargo, não é preferível ser dono apenas do próprio nariz?

Tito Vernaglia, em 15 de maio de 2011.