A morte de Osama pelos EUA

Passava da meia-noite de domingo, 02-05-2011, quando o presidente dos Estados Unidos da América Barac Obama em um pronunciamento em rede nacional de TV anunciou a morte de Osama Bin Laden, líder terrorista do grupo Al Qaeda, de origem saudita. O presidente norte-americano Obama disse ser o fim de uma caçada de quase 10 anos, desde o atentado de 11 de setembro de 2001, que aterrorizou o povo norte-americano com cerca de 3 mil mortes e milhares de feridos.

Nos atentados de 11 de setembro, conforme noticiários, 04 aviões foram sequestrados por 19 terroristas do grupo Al Qaeda liderados por Osama, sendo que 02 aviões se chocaram contra as torres gêmeas do World Trade Center, em Nova York, 01 se chocou no Pentágono, em Washington e 01 caiu no estado da Pensilvânia, interceptado por heróicos passageiros.

A organização terrorista Al Qaeda com ramificações no Afeganistão e Paquistão, é responsável por muitos atentados pelo mundo a fora, como aos ataques em duas embaixadas norte-americanas no Quênia e na Tanzânia, no leste da África, em 1998. A Al Qaeda ainda é aliada de outros grupos terroristas como os Talebans.

Conforme pronunciamento do presidente Obama, o serviço de inteligência das forças armadas na semana passada localizara o refúgio de Osama, uma fortaleza na cidade de Abbottabad, nos arredores de Islamabad, capital do Paquistão. E que então autorizou o ataque para a captura do terrorista.

A operação que culminou com a morte de Osama, conforme fontes militares, teve início às 22h30 horário local e durou 45 minutos e foram utilizados 03 helicópteros, muitos veículos militares e muito armamento pesado. 02 seguranças, 01 filho de Bin Laden e 01 mulher foram mortos, e outras 04 pessoas foram detidas. Toda a operação foi coordenada por militares norte-americanos em conjunto com militares paquistaneses.

Na verdade essa operação tratar-se-á de uma vingança do povo norte-americano a Osama, que sempre fazia ameaças; mesmo porque não será o fim do terrorismo. O certo seria a prisão de Osama e de outros terroristas. Essa operação deve acender ainda mais o terrorismo contra os EUA e países aliados, como já anunciou o grupo Talebans do Paquistão, que prometeu vingar a morte de Osama.

Alonso Rodrigues Pimentel
Enviado por Alonso Rodrigues Pimentel em 02/05/2011
Reeditado em 10/05/2011
Código do texto: T2944452
Classificação de conteúdo: seguro