O SER NO MUNDO

As catástrofes cada vez mais crescentes que assolam a humanidade tornam ainda mais acirrados os pensamentos de muitos, sobre a existência de Deus. Os terremotos, tsunamis, a violência em todos os sentidos estarrecem os quatro cantos do mundo. Para os descrentes, uma pergunta é aventada: onde estará Deus nestas horas? A resposta é óbvia: fomos criados com livre arbítrio e por isso, podemos quase tudo. Temos o poder inclusive, de prevenir muitas tragédias naturais. Penso que, com o passar do tempo, o homem saberá livrar-se com bem mais precisão de tais tragédias, por meio de mecanismos bem mais sofisticados.

Assim, podemos deduzir que, não fosse os sofrimentos, não haveria razão para evoluirmos.É evidente que, se não possuíssemos livre arbítrio, não poderíamos empreender fantásticas missões, fazer descobertas científico-tecnológicas das mais fascinantes e criar inventos extremamente admiráveis como o avião e, mais recentemente, a Internet que, indubitavelmente, faz com que vislumbremos maravilhados, um universo de conhecimentos, além de proporcionar perfeita interação entre pessoas de todo o mundo.

Estamos sim, sujeitos às intempéries da natureza, mas podemos minimizá-las, procurando preservar o meio ambiente. É sabido que, em tempos idos, o homem convivia bem mais com a natureza e esta, como sempre, a desafiava. Mesmo assim, ela parecia escutar-lhe e também lhe falava ao coração. Pouco a pouco, o homem foi distanciando deste convívio talvez pelo desenfreado desejo de progresso cada vez mais crescente, ou por sua própria natureza. E hoje, em muitos casos, curiosamente é vitimado por sua própria insensatez. Faz maviosas descobertas e as utiliza tanto para o bem como para o mal. Por exemplo: cria a bomba atômica, mas ceifa a vida dos semelhantes e insano, transforma edificações centenárias em destroços, num cenário desolador. Descobre procedimentos para o seguro tratamento da água que consome, mas polui com as próprias mãos, caudalosos rios serenos...

Assim, a vida segue de forma ininterrupta, construindo alegrias e tristezas piramidais e estamos sujeitos a estas transmudações porque fazemos parte do seu domínio, mas, urge uma reflexão bem mais profunda, para que não fiquemos cada vez mais só no mundo.

Antenor Rosalino
Enviado por Antenor Rosalino em 26/03/2011
Código do texto: T2871540
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.