A HORA DE VERDADE

A Hora de Verdade

010.900

Determinados instantes surpreendem-nos por certas vontades de pensar ou escrever sobre coisas inesperadas, até parecendo difícil entender uma flor que emerge de seu botão.

As palavras soam dentro da gente como o sino soa dentro da torre: palavras duras, fortes sons que compõem um aglutinado que nem mesmo o coração entende, nem mesmo a torre escuta.

Tudo se passa tal e qual um relógio que expressa seu tic-tac insistente aos ouvidos como se quisesse contar um segredo que merece continuar segredo.

O dia-a-dia sugere, hora-a-hora, que a gente pode e deve ser menos frágil, precisando ser bastante hábil para driblar as adversidades a nosso redor. Isto porque, de fato, as adversidades são criadas através de cada olhar transversal lançado, de cada palavra desatinada proferida, de cada som distorcido nas malhas auditivas de nossos ouvidos destreinados para captar o insígne tic-tac, compassado e lancinante.

Isto lembra a gota d'água que começa a preencher o copo vazio, que nunca se transbordará se cada gota for saudavelmente absorvida pela planta, que brota no coração, sedenta de um conselho bondoso, sempre presente num tic-tac.

Ah, mas é um conselho mecânico! - exclamará alguém - Engrenagens, pêndulos, ponteiros, algarismos, o que podem dizer?

-Fique craque! Fique craque! ...

É uma lembrança persistente a tocar as nossas cálidas e interiores orlas e ondas, estas que desbravam caminhos adiante.

Descrevam-se, em poucas palavras, as impressões transmitidas pelas principais partes formadoras do mecanismo que emite um tic-tac.

As engrenagens - o mundo é mais do que um dispositivo que se movimenta, orientado por leis físicas: os homens, não os seus únicos habitantes, movem-se atrelados por leis humanas; os animais, as plantas, os minerais, enfim, os outros habitantes deste mundo, desfilam seus movimentos engrenada e magnificamente unidos a leis naturais, as quais, os homens, com base em leis fisicas e humanas, têm se empenhado em enquadrá-las em molduras inventadas pelo próprio homem, com isto pretendendo reduzir a aplicação espontânea dessas leis naturais.

Os pêndulos - o equilíbrio procurado pelos pêndulos gera o movimento das engrenagens; os pêndulos, como que julgando seus movimentos, sobem e descem, alternadamente. Cada qual tem a sua vez, não há pressa porque as horas que tem a indicar possuem a mesma velocidade, não importa se é tarde ou se é cedo.

Os ponteiros - a direção horária que apontam não é só temporal, é também emocional. Vinte e quatro horas, um para cada lado, porém unidos por um ponto que os solidariza em tarefa sempre repetitiva e renovadora.

Os algarismos - por fim, os algarismos completam a obra visionária. Números que são, somam-se, subtraem-se, dividem-se e multiplicam-se, sem jamais falharem em seus cálculos. A hora que indicam é exata, a qualquer hora que se os observem.

O tic-tac - de fato pode ir bem além do que um simples ruído mecânico. Pode estar desempenhando o papel de uma orquestra metálica que produza sons duros e palavras fortes para um semblante fraco um craque fique!

Tito Vernaglia, em 20mar2011.