UMA PEQUENA AJUDA

Uma Pequena Ajuda

250.505

Em dias recentes circulava pela "Internet" a seguinte questão:

- De que forma o povo brasileiro pode melhorar a escolha de seus representantes?

Sem querer me intrometer, mas já o fazendo, porque a mim não foi diretamente dirigida a pergunta, e considerando o seu lado sério, atrevo-me a dizer meus pontos-de-vista acerca da questão formulada:

Primeiro: Não sou o povo, sou a menor fração do povo, a sua fração unitária.

Segundo: A fração não resolve uma questão, porém auxilia na solução.

Terceiro: Matematicamente, o todo continua sendo a soma das frações.

Quarto: Respeitadas as complicadas regras e dentre aqueles que se candidatam, a soma das frações tem o poder para selecionar seu

representante.

Quinto: Selecionado o representante, este não poderá ser deixado à deriva, ou seja, é necessário que responda ao comando a ele oferecido através do voto. O que dizer quer dizer isto?

Sexto: Simplesmente isto quer dizer que, em um só dia, o votante não pode transferir responsabilidades ao representante e esquecer-se.

Sétimo: Ainda, freqüentemente, o votante deve lembrar-se de que delegou responsabilidades e, portanto, deve sempre saber quais responsabilidades delegou.

Oitavo: Conhecendo-as, vem, então, a responsabilidade maior do eleitor: acompanhar o rumo que seu representante imprime às responsabilidades.

Nono: Com isto, o eleitor tem condições de observar desvios e auxiliar, idicando-lhe a rota para que o representante faça a correção.

Décimo: Aqui, o maior problema. Qual a rota correta?

Décimo-primeiro: Quantas frações a rota correta representa? Uma? O valor igual ao número de votos obtidos pelo representante?

Décimo-segundo: Se a cada fração, ou grupo de frações, equivaler uma rota, instalar-se-á a questão de quantas e quais rotas considerar.

Décimo-terceiro: Decididamente, este momento é o decisivo: estabelecer prioridades.

Décimo-quarto: Regras? Em ordem decrescente: antes, as responsabilidades concernentes à maioria; depois, aquelas que abrangem a minoria.

Décimo-quinto: Exemplo? Arborização em bairro nobre ou água canalizada em bairro pobre?

Décimo-sexto: Decisão difícil? O bairro nobre tem duzentas mansões e no bairro pobre existem dez barracões!

Décimo-sétimo: A decisão é complexa? O sol nasceu para todos, mas a sombra é para quem chegar primeiro. Isto parece brincadeira?

Décimo-oitavo: Não, não é! É visão! Árvores não são comestíveis. Água é vida!

Décimo-nono: É contradição duzentos ser menor que dez?

Vigésimo: Não, não é! É um fato! Os dez vão ao seu vereador e cobram-lhe a água projetada enquanto que, dos duzentos, dez vendem mudas de árvores...

Tito Vernaglia