20- CRONICANDO: VAI UM X-TUDO AI?

VAI UM X-TUDO AI?

Acabei de comer um X-tudo e batatas fritas acompanhado por um copão de refrigerante, daqueles do preto, tudo regado a bastante ketchup, mostarda e maionese (menos o refri). Sabe quando eu gastei? Oito reais e cinqüenta centavos.

Ai alguém pergunta: “Por que você não comeu alguma coisa mais saudável?” Veja bem: Uma porção pequena de arroz doce, R$ 5,00. 500 ml de vitamina de banana, R$ 4,00. Um sanduba natural do pequeno, R$ 3,00... Agora me diga quem consegue fazer uma refeição descente com esses preços?

É uma concorrência desleal. Já pensou, com o salário mínimo vigente, será que alguém pode comprar um kilo de tomate sem agrotóxico por R$ 9,00 se, o contaminado por toda espécie de química ( até urânio e césio) custa menos da metade?

“Sabe qual é a alternativa para não gastar os olhos da cara comprando verduras e legumes desintoxicado? Plantá-los”. Sim, fazer uma hortinha no quintal. E ai não sei qual é o pior, se é comer as tomates contaminadas por pestisidas ou comer as tomates dos quintais. Estatisticas mostram que mais de 70% das residências no nosso pais não possuem esgotamento sanitário. E o que fica nos quintais? As fossas, bem abaixo das hortaliças. Há quem diga que serve como estrume... (eca).

Vez por outra quando assisto a TV me deparo com uma nutricionista dando as dicas para uma alimentação saudável. “ Procure substituir o pãozinho Francês por pães integrais.” Doutora, um único pãozinho integral custa o equivalente a cinco pães Francês, e se eu levar a sacola ganho mais dois pães.

“Não coma carne, ovo só uma vez por semana e peixes, todos os dias.” Isso só pode ser coisa de classe média (e olhe lá, tem cada um que passa uma fome danada para manter a pose e as posses). Nas camadas mais populares a equação é a seguinte: Ovo todo dia (se possível fritado em bastante óleo), carne dia sim oito não e peixe nunca (a não ser que o pai de família seja um exímio pescador).

“Outra coisa, deve ter cuidado com o peso. Principalmente com a obesidade abnominal. Homens devem ter no máximo 90 cm de busto e mulheres 85. Se passar disso já deve está em alerta.” Essa foi o fim da picada, a Drª nutricionista devia ter uns 200 cm de cintura e ainda por cima mandando a galera fazer regime. O macaco só ver o rabo do outro mesmo, como diz a minha vovó gorduchinha.

George Itaporanga
Enviado por George Itaporanga em 16/03/2011
Reeditado em 24/11/2022
Código do texto: T2852666
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.