O litoral do Brasil tem 7.408 quilômetros de extensão, ou 9.198 se forem computadas todas as reentrâncias. Ao todo, 17 dos 27 Estados do país são banhados pelo mar. A maior parte está localizada na Bahia, com 932 quilômetros (12,5% do total). Estados que têm litoral:
Bahia, 932*
Maranhão, 640; Rio de Janeiro, 636; Rio Grande do Sul, 622; São Paulo, 622; Amapá, 263; Ceará, 573
Pará, 562; Santa Catarina, 531; Rio Grande do Norte, 399; Espírito Santo, 392; Alagoas, 229
Pernambuco, 187; Sergipe, 163; Paraíba, 117; Paraná, 98; Piauí, 66

* Extensão do litoral, em quilômetros.- fonte:  www.oragoo.net
Quero dar destaque, neste texto, ao litoral de Alagoas. Vejam o mapa abaixo:

O Estado de Alagoas cuja primeira capital foi Marechal Deodoro, onde recentemente foram feitas filmagens do filme brasileiro ¨ O Bem Amado¨, remake da novela com o mesmo nome, passada alguns anos atrás e sucesso absoluto no nosso país, é privilegiado pela beleza de seu litoral, sendo um dos 2 únicos Estados (Pernambuco e Alagoas)onde existe a formação de barra de corais, fenômeno que devido à seca das marés, formam-se piscinas naturais. 
                                                                 Pintor: Chico Laranjeira

A capital  Maceió tem no nome a denominação tupi "Maçayó" ou "Maçaio-k" que significa "o que tapa o alagadiço"
As praias mais concorridas da cidade de Maceió são Ponta Verde, Pajuçara e Jatiúca, dentro da cidade.
Cerca de 35 kms de distância da capital, há muitas opções de praias de norte a sul, entre elas, praia do Francês, da Barra de São Miguel, Gunga (esta praia merece destaque por estar situada dentro de uma fazenda com acesso liberado aos visitantes e onde há o encontro da Lagoa do Roteiro com o mar). Indo em direção ao norte do Estado, tem também excelentes praias: Guaxuma, Ipioca, Paripueira, Sonho Verde e a Barra de Santo Antonio com a belíssima praia de Carro quebrado.

    Pintora: Edméa Kummer
Estas são apenas algumas das belíssimas praias no entorno da capital. Entre 70 e 140 kms da capital, estão Coruripe, Piaçabuçú (onde foi filmado Deus é Brasileiro), Maragogí, Porto da Rua, São Miguel dos Milagres e Japaratinga dentre outras. O destaque turístico fica para as piscinas de águas transparentes e mornas que existem em três praias: Pajuçara(no centro), Paripueira e Maragogí, com as suas famosas galés (piscinas naturais no meio do mar, visitadas quando a maré está baixa).

A extensão da faixa litorânea do Estado tem 229 kms de ponta a ponta, com boas estradas. O trecho que se inicia no município  de Marechal Deodoro até a Barra de São Miguel, está sendo duplicado.

                                                                                                                        Pintor: Eurico Luiz


A rede hoteleira de Maceió tem boas opções e a infra-estrutura turística
da cidade está bem preparada para receber visitantes do nosso país ou estrangeiros, em busca de um lugar que faz lembrar bastante a região do Caribe, pela cor dos seus mares e também pela temperatura de suas águas.
O atendimento voltado para o turista é considerado bom, mais pela forma hospitaleira, característica do povo nordestino em receber seus convidados, do que pela formação profissional.
                                                                                                                                                                                                                                   Pintora:Edméa Kummer      


Alagoas não é destaque no circuito turístico do Nordeste, porém, devido a este fator, cada vez mais novos frequentadores procuram nos feriados por suas praias. São pessoas que querem fugir de um conhecido roteiro em busca de maior privacidade e sossêgo.
Alguns estrangeiros já começam a descobrir o potencial da região, ainda inexplorado pelas grandes redes de resortes e com isso, em pouco tempo, estando alguns Estados do Nordeste bem conhecidos e explorados (Ceará, Bahia, Pernambuco e Rio Grande do Norte), voltam-se os holofotes para esta região alagoana, que já está recebendo inúmeros projetos voltados à Indústria do Turísmo.

  Pintor: Lucas Kummer

 A culinária alagoana é composta por sabores únicos que fazem o turista saciar a vontade pela comida com frutos do mar. Algumas iguarias que são destaque: casquinha de sirí (o diminutivo não se aplica a este prato que é muito generoso; visite o restaurante Massagueirinha e descubra por sí mesmo...não vale levar a receita). Outro prato extremamente saboroso é o filé de sirí que você pode encontrar no famoso bar do Pato em Massagueira e no Parada Obrigatória, na praia da Ilha de Santa Rita no município de Marechal Deodoro.
Nas piscinas naturais, peça porção de camarão acompanhada pelas caipifrutas ou cervejas e nunca...nunca mesmo se afaste das jangadas, porque você com certeza ficará por lá vivo, até a maré voltar a encher.



 Pintor: Dídimo Otto Kummer

Abaixo, um álbum de fotos começando com Ponta Verde com o seu farol; Pajuçara que, com a maré secando, vão surgindo as piscinas naturais. Por falar nelas,atentem para a foto com um grupo de turistas banhando-se em suas águas quentes e cristalinas, repletas de peixinhos de cores e tamanhos variados.. As jangadas que levam os turistas a apenas 1 km da praia são as mesmas que transportam as caipiroscas de frutas variadas(cajá,mangaba,caju e outras) e camarões dos deuses.



Nas fotos abaixo, começando pela praia do Francês, depois mais fotos das piscina naturais de Pajuçara e em seguida no litoral sul a famosa praia do Gunga com o mar ¨batendo nos arrecifes¨.Depois seguimos em direção as praias do norte do estado: