O homem e outros animais
Que a natureza é sábia, todo mundo sabe. As leis da natureza controlam todo o universo. O vento e as chuvas fazem esculturas nas rochas. As plantas não têm cérebros, mas parecem ter sentimentos. Os animais embora ajam por instintos, sem conhecer o bem e o mal, são inteligentes e sábios. Eles se comunicam de alguma forma. As baleias transmitem sinais há quilômetros de distância.
O leão é o rei da selva, por sua imponência. As leoas são quem caçam, e os leões as protejam. Os leões costumam matar os filhotes das leoas para elas voltarem ao cio mais cedo. A elefanta mais velha é quem comanda uma manada de elefantes. Os pinguins machos é quem chocam os ovos, assim como em outras espécies de aves, enquanto as fêmeas saem para caçar; e também reconhecem os sons de seus parentes em meio a uma multidão de pinguins. Só temos a aprender com os animais!
Há muito mistério no reino animal. Os animais têm a sua cultura, que é passada de geração a geração. Eles lutam pela liderança entre si, e pela sobrevivência das espécies. Eles marcam território, e são respeitados. Eles matam para comer, e quando roubam é para comer. E quando domesticado, como o cão, se torna o melhor amigo do homem.
O homem ou a mulher quando ignorantes agem por instinto, e podem se tornar o pior dos animais. Vejamos alguns exemplos: a mulher que comete infanticídio, isto é, que mata o seu filho recém nascido; o filho que mata os pais ou os pais que matam o filho. O ser humano mata por vingança, dolo (vontade), inveja e até por motivo fútil; rouba sem precisar, estupra sem ter ereção. E tem vícios que prejudicam a si mesmo e aos outros.
O ser humano é ao mesmo tempo um anjo e um demônio. Enfim, o homem mais que os animais precisa se educar e aprender a amar.
(publicado no blog: http://alonso.pimentel.zip.net, em 19-12-2008)