Josafá , o amigo do BRITO

JOSAFÁ O AMIGO DO BRITO...

Lembra, que o Brito se uniu a um amigo que surgiu do nada, no momento que ele mais precisava lá nos confins do sertão?

Fiquei curiosa, afinal quem era tal figura e porque foi parar lá, se o cara não era sertanejo. Bom o que tenho eu com o Brito, ele podia fazer o que quisesse não era da minha conta, mas como ele era engraçado, simplório e queria contar sobre sua vida, quem era eu para não ouvir... Como boa curiosa que sou, fiquei de ouvidos bem atentos. Mesmo porque, sou chegada numa boa prosa e é onde descubro coisas que não é preciso saber.

Adivinhem, quem era Josafá!

Perguntei sobre o mesmo porque me parecia uma pessoa mais refinada em seus gestos, mais comedido.

Nordestino, de família abastada, que pela rebeldia se negou a estudar e se mandou buscando aventuras! Onde? Nas mais belas praias da região... O nordeste é rico em belezas naturais! Encantador!

Contou-nos, o Brito, que seu amigo, queria só gozar a vida, mesmo porque sabia que tinha costas quentes, isto é, se a batata esquentasse pro lado dele, dava uma de coitadinho e a mãe soltava uns bons trocados. Malandro esse cara hein? Bom de bico.

Pois bem, chegado ao paradeiro escolhido, tornou se vendedor de coco, mas parece que não gostou, era desgastante e pesado o trabalho.

Achou que alugar cadeiras na praia poderia ser mais fácil, enganou se, e assim foi experimentando todo tipo de atividade. Concluiu” TRABALHO” significava o pior palavrão!

Disse-nos o Brito que apesar disso, ele era um cara gente fina, não gostava de se meter em briga, ficava na dele e não insultava ninguém. Não era valentão! E se a coisa apertasse saia de fino. Um cara bom, de paz!

Se tinha um dinheirinho ajudava os outros! Não era egoísta! Mas quando precisava sabia pedir! Fazer vida na praia não é fácil!

“Acho que ele tem alma de artista”

Gosta mesmo, de observar a lua no céu e sua caminhada entre nuvens nas noites de luar; nas noites estreladas busca o cruzeiro sul e conta estórias bem bonitas sobre elas...

Acho que tem um pouco de estudo!

Admira as belezas do mar e fixa os olhos na linha do infinito, onde o mar encontra se com o céu. Parece estar sempre meditando! É um Amante da natureza.

Solitário... Mas alegre, da se bem com pessoas! Fala bem o inglês e arranha o espanhol.

Fala da família com carinho, porém do pai, tem certo ressentimento, pois pai estudado, queria filho bem sucedido na vida, e não um aventureiro de praia” vivendo ao Deus dará.” Essas foram palavras do amigo.

Quando ele enjoou da praia, foi conhecer o que tinha o sertão para oferecer!

Ele que não gostava de trabalho pesado, então viu como o sertão é bravo e causticante.

O resto, vcs já sabem, tornaram se grandes amigos. Uma dupla perfeita!

Por quê?

Justamente o que Josafá procurava! Enquanto o Brito canta ,verseja, faz os seus repentes, engambela com suas invenções, ri e brinca com as pessoas, que como eu dá corda, Josafá admira o talento do amigo, bagunça junto, carrega a viola que é leve, interpreta o inglês e o espanhol se preciso, e o amigo que também é de boa paz divide o pouco que ganha com ele. Vidão hein!

E... Compromisso, nada! Viviam apenas o Hoje!

Se ainda são parceiros não sei, isso foi conversa de praia por volta de alguns bons anos,atrás!

Será isso um vidão?

A resposta cabe ao leitor.

NORMA KÁTER

N orma kater
Enviado por N orma kater em 19/01/2011
Código do texto: T2738486
Classificação de conteúdo: seguro