INUTILIDADES E ESPERTEZAS

INUTILIDADES E ESPERTEZAS

Rangel Alves da Costa*

Qualquer pessoa que encontre numa estante de casa ou numa biblioteca um desses livros bonitos, grossos, de capa dura e vistosos, com um título assim “O Livro de Ouro das Palavras Sábias”, “As Frases Mais Sábias do Mundo” ou “Gotas da Sábia Sabedoria”, certamente logo demonstrará a maior reverência, segurando-o cuidadosamente e folheando-o como se fosse orvalho.

Da mesma forma o espanto admirativo que surge no olhar ao se deparar com obras vetustas de títulos mais que intuitivos. Mas quem não demonstrará imediata admiração e curiosidade ao ter à sua frente títulos como “A Oratória do Enriquecimento”, “Duas Palavras Para Conquistar o Mundo”, “Sua Riqueza na Sua Boca”, “A Arte de Falar Pouco e Ganhar Muito”?

Noutras estantes e cabeceiras certamente não há de faltar os ditos livros de auto-ajuda, que são aqueles que ajudam somente a enriquecer o escrevinhador astuto ou o psicólogo fracassado. E os títulos são de uma inteligência incrível, de engenhosidade tamanha, como forma de apelar descaradamente para a inocência de certos incautos. E quantos existem por aí!

Realmente satisfaz o olhar quando ele, de repente, vê que diante de si está o remédio absoluto, a cura imediata e comprovada de todos os problemas. E as capas já indicam que tal best-seller já vendeu não sei quantos milhões, já está na centésima edição e coisa e tal. E vai estar lá: “Aprenda a Ser Você Mesmo e Seja Outro Sendo Você”, “Se Você Não Morreu é Porque Existe, Então Se Torne Rico Agora Mesmo”, “A Dieta do Enriquecimento”, “A Dieta Que Cura Tudo e Emagrece no mesmo Dia”, “Você é Ouro, Se Penhore!”.

Até aí tudo bem, pois os títulos são como chaves esperando mãos para que abram as portas. Quanto mais chamativos e apelativos mais o povo se reconhece na sua fragilidade e precisão. Por outras palavras, quanto mais iludir, mentir e abusar da inocência dos psicologicamente desajustados, mais chances possuirão de receber aceitação. E quantos aceitam esses falsos supra-sumos que surgem a cada instante.

Dependendo do milagre que o livro pretenda fazer, logo adiante o desesperado, angustiado e privado de qualquer senso crítico, poderá ler capítulos e mais capítulos de caldeirões de feitiçarias, de magias comportamentais, das lições e métodos mais esdrúxulos para tudo na vida. E é preciso ler com cuidado, pois as palavras parecem ter sido escritas como sentenças incontestes e dogmas absolutos.

“Até ontem você era um fracassado porque pensava que era qualquer um. Vivia no meio do povo comum e compartilhava com este os mesmos sofrimentos e desesperanças. Mas agora que você vai dar novo rumo à sua vida, procure viver entre os bons, os escolhidos e os iluminados, que são os ricos e endinheirados. Faça tudo que eles fazem e a eles se igualará em tudo. Se eles roubarem, roube também; se eles viverem de falcatruas, faça o mesmo”.

“Não adianta você querer emagrecer gastando o seu dinheiro com comida. Gaste o que tem com psicanalistas e adquirindo livros que elevam sua moral e sua estima. Ficando sem nenhum tostão, você nem vai poder lanchar e ainda por cima ficará angustiada e triste. E tudo isso ajuda a emagrecer”.

“Um grande sábio um dia disse que o amor é o amor. E veja que palavras mais profundas: o amor é o amor! Faça de sua vida uma extensão da lição do grande sábio, aceitando sorrindo e demonstrando prazer em todo o mal que lhe fizerem, pois o amor é o amor”.

“Não trate os outros como se fossem bichos. Lembre sempre que o bicho é você. E porque os outros respeitam e protegem os animais, então todos viverão em plena felicidade”.

E quantas palavras sábias, quantas lições de ouro. E quanta gente inocente nessa vida!

Poeta e cronista

e-mail: rangel_adv1@hotmail.com

blograngel-sertao.blogspot.com