Pela interação das pessoas

Tenho o hábito de fazer caminhada todos os dias pela manhã das 07h30min às 08h30min; antes eu fazia à tarde. Especialistas dizem que exercitar pela manhã é mais saudável, pois o corpo está descansado. Visto uma bermuda e uma camiseta, calço um tênis, coloco um boné e ponho uns óculos escuros para proteger meus olhos do sol e também porque tenho astigmatismo. Eita palavrinha difícil.

Saio pelas ruas até chegar a uma pista de Cooper, onde dou umas 08 voltas. No meu percurso, sem querer, tenho observado as casas e seus moradores. As casas com muros altos e muitas grades, mais parecem prisões. Alguns moradores só entram ou saiam de suas casas em seus carros de vidros escuros. Nunca vi seus rostos. Será que estão se escondendo de alguma coisa. Por que não interagem com os vizinhos. Não sei! Deixa pra lá.

Outros, pelo contrário, são educados, cumprimentam, tem as suas casas abertas num bom sentido, é claro; pois hoje em dia é preciso se prevenir. Mas as pessoas abertas ou sociáveis são mais felizes. Há alguns que também fazem caminhada todos os dias, e no mesmo horário que eu faço. Uma senhora idosa e sua filha, que gostam de me cumprimentar; agora estão fazendo caminhadas também. A mãe é muito simpática e a filha é muito bonita, com todo o respeito.

Tenho observado também alguns cachorros de ruas, ou melhor, que foram abandonados por seus donos. Tem uma cachorra pastora alemã já velha, dá medo, mas é mansinha. Tem um cachorrinho magrinho de fome, coitado, quando me vê fica alegrinho abanando o rabo. Fico com pena, mas não posso levá-lo; pois onde eu moro não há espaço, é uma casa sem quintal. O destino desses pobres cachorros é o abrigo de animais, onde serão adotados ou sacrificados.

Fico pensando como as pessoas são cruéis com seus bichinhos de estimação; que deixam de ser de estimação porque são feios, ficaram velhos ou doentes. Os cachorros, gatos e outros bichos de estimação só têm valor quando são de raças, jovens e bonitos. As pessoas discriminam até os animais domésticos.

O pior de tudo é o abandono de crianças, sendo que algumas são deixadas no lixo, em portas de casas e até em banheiros públicos. Algumas mulheres por serem vaidosas e namoradeiras, não querem amamentar, ou simplesmente não querem ser mães para não terem responsabilidades. Não há motivo para o abandono de um recém-nascido mesmo se o casal esteja passando por uma dificuldade financeira. Os orfanatos e abrigos estão cada dia mais cheios. Os pais perderam o amor por seus filhos. Onde é que vamos parar com a vaidade e o egoísmo de certas pessoas!

(publicado no blog: http://alonso.pimentel.zip.net, em (19-06-2009)

Nota do autor: Não estou mais fazendo caminhadas, porque comprei um aparelho chamado Elíptico. Exercitando-me em casa acho mais confortável. E desta forma, também estou interagindo menos com as pessoas.

Alonso Rodrigues Pimentel
Enviado por Alonso Rodrigues Pimentel em 08/01/2011
Reeditado em 08/01/2011
Código do texto: T2716616
Classificação de conteúdo: seguro