Escândalos no Senado

Ultimamente o Senado Federal vem sendo notícia, e não é pelos serviços prestados não, mas pelo episódio que ficou conhecido como a farra das passagens aéreas. A farra é antiga, mas só agora é que veio à tona.

Em nosso país, agentes políticos e servidores públicos sempre dão um jeito de levar vantagem, ou seja, aproveitam de brechas na lei e nos serviços públicos, além de terem as regalias propriamente ditas. Em outras palavras, fazem uso da famosa lei de Gérson.

O presidente do Senado aproveitou a ocasião para pôr ordem na casa, e anunciou uma comissão de funcionários para apurar as irregularidades e instaurar sindicância, pois é sabido dos excessos de gastos com muitas diretorias e chefias e auxílio-moradia com uso indevido, etc.

A Fundação Getúlio Vargas foi contratada para fazer uma reestruturação na casa. Ao final do relatório, constataram muitas diretorias e chefias sem utilidades. Os ex-diretores e chefes, devido à lei de direitos adquiridos vão receber os altos salários.

A viúva do ex-senador Jeferson Peres depois de receber a cota de passagens aéreas, cerca de 130 mil reais, sentiu-se constrangida e devolveu o dinheiro. Foi um gesto louvável de honestidade compatível com a vida do ex-senador.

As farras das passagens aéreas foram consequências da cota que cada senador tinha direito, pois quando não usada era repassada para amigos e parentes. Os senadores não estavam roubando nem furtando e nem cometeram peculato, pois são julgados em foro privilegiado; mas com certeza se aproveitaram de brechas na lei para beneficiarem parentes e amigos, e também foram corrompidos.

Mas essas farras de cotas de passagens aéreas acontecem em outros órgãos como Câmara Federal; pois alguns deputados estão sendo acusados de repassarem as suas cotas para outras pessoas não ligadas à Câmara, como parentes e amigos.

Essas cotas de passagens aéreas devem acabar, ou se não forem usadas devem ser devolvidas. Porque a honestidade deve existir, principalmente na política e nos serviços públicos, porque os agentes públicos são nossos representantes e são pagos por nós cidadãos comuns.

(publicado no blog: http://alonso.pimentel.zip.net, em (31-05-2009)

Alonso Rodrigues Pimentel
Enviado por Alonso Rodrigues Pimentel em 04/12/2010
Código do texto: T2652601
Classificação de conteúdo: seguro