08- CRONICANDO: PENSEI QUE FOSSE UM RIO... (O canal de Maceió)

PENSEI QUE FOSSE UM RIO... (O canal de Maceió)

Este ano nunca viajei tanto. Fui para Campina Grande, Natal, Pipa, Fortaleza, Conde, Itaporanga, e agora, nesse exato momento estou em Maceió-AL. Quase sete horas de viagem saíndo de João Pessoa.

Cruzei a Paraíba e Pernambuco para chegar ao destino final. Enfrentei estradas ruins, motoristas imperitos (inclusive o nosso), animais na pista, duplicação de BR’s, estradas de barro, ponte de madeira, trihas, mas em fim chegamos ao destino final.

Mas qual é uma das primeiras coisas que fazemos ao visitarmos uma cidade litorânea? Ir à praia. E fui.

Rapaz, a água é azulzinha. Coqueiros completam a paisagem. Ambientes lotadas. Sem uma nuvem no céu. Não dá para saber onde termina o horizonte e começa o céu. Belíssimo, belíssimo,belíssimo.

Aluguei um carro, fechei os vidros, liguei o ar, ninguém aquenta esse calourão e, fui andar pela cidade. e o que me chamou a atenção é que a cidade é cortada por um rio que deságua no mar. Na verdade era um emorme rio, havia algumas pessoas pescando e crianças se banhando.

Filho de pescador, estacionei o carro e me aproximei do rio e logo percebi que ele desaguava no mar. Mas quando me aproximei tive uma enorme decepção. Os pescadores eram garis, o rio era o esgoto da cidade que corre a céu aberto, e os menimos? Eram meninos mesmo tomando banho no Ganges alagoano.

George Itaporanga
Enviado por George Itaporanga em 22/11/2010
Reeditado em 24/11/2022
Código do texto: T2629648
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.