06- CRONICANDO- POBRE MARIA

POBRE MARIA

Maria Lúcia é igual a muitas Marias de ontem, de hoje e de amanhã.

Ama e é amada.

Mora na mesma cidade, na mesma rua e na mesma casa há quase 30 anos. Nunca saiu do seu lugar e, o mais longe que conseguiu ir foi à cidadezinha mais próxima que nem são trinta minutos a pé.

Não é rica e nem bela, mas é desejada: meninos, rapazotes e homens. Amante de muitos e de todos. Mas não pertence a nenhum.

As mulheres casadas, noivas e as namoradas tomam o maior cuidado com Maria. No começo foi a maior confusão. Hoje, elas nem ligam. Fazem vista grossa. Há algumas até que esboçam um sorriso quando a ver. Mas nenhuma a que perto do seu homem.

Mulher honesta. Benfeitora. Roubar? Isso nunca. Só vai à delegacia a pedido do Sr. delegado.

Com seu vestidinho surrado passa a maior parte do dia e da noite na rua. Anda de porta em porta. Às vezes é bem recebida, outras, enxotada.

Mas a verdade é que Maria tem sido a felicidade daquele lugar. Por onde passa há um alvoroço de meninos e meninas com pedras nas mãos fazendo festa e gritando o seu nome em forma de coro: Maria, Maria, Maria louca.

George Itaporanga
Enviado por George Itaporanga em 19/11/2010
Reeditado em 14/04/2024
Código do texto: T2624366
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.