Proclamado o 15 de novembro.
Cai a monarquia, ergue-se a república. Sim. E aí? Na prática, o que mudou? O que foi acrescentado com esse relevante fato histórico?
Deixamos de ser súditos de reis e príncipes, e entramos na era dos júbilos a quem quer que seja?
Não tenho conhecimento aprofundado nessas questões. Não sou uma crítica da história do Brasil, nem mundial. Em meio a coisas que estou estudando hoje, no caso, Contabilidade, apenas resolvi parar para pensar no episódio que ainda me dá esse feriado, 121 anos depois. Intervalo do tipo: O Ato de Refletir Sobre Momento Histórico - "aproveitando" o feriado.
Há quem defina 'república' como forma de governo em que o povo exerce a soberania, representado por pessoas por ele escolhidas e por tempo determinado. É o que temos?
Há quem diga que a decisão de 15 de novembro de 1889 era de que houvesse um referendo popular, de que voto a voto o povo escolhesse entre monarquia mantida ou república estabelecida.
É... Aconteceu: plebiscito - quase 104 anos depois: 21 de abril de 1993. Ninguém pode dizer que o povo não opinou...
Que seja mantida, a república.
Reflexões, amigos. Apenas reflexões e interrogações. Longe de mim insinuar afirmativas críticas ou irônicas sobre o que hoje seria melhor, ou não.
Volto, então, à minha Contabilidade... Entre Ativos e Passivos, lanço um valorzinho aqui, outro ali, integralizo um capitalzinho, reservo um lucrozinho estimado e desejado, deprecio prejuízos que por desventura ameacem auto-lançamento, e tento solidificar meu patrimônio que insiste no estado líquido, quando não gasoso.
Abraços,