ÔA

Ôa na linguagem universal dos equinos quer dizer: pare! Aprendi isto lá em Iacanga, às margens da represa de uma hidrelétrica no Tiete, famosa (!!!) nos idos de 1976 onde foi gravado o filme O Menino da Porteira, tendo Sergio Reis como astro principal. Famosíssima (!!!!!!!) porque foi lá também, em 1975 o Primeiro Festival de Águas Claras, reeditado em 1981, 1983 e 1984. Nestas duas últimas contou com minha ilustre presença, e de mais 60 mil malucos e algumas das aparições do Raul (amanhece, amanhece, amanhece o dia, um leve toque de poesia... – foi lançada lá).

O nome da cidade vem do Tupi Guarani, significa Olhos d’Água, mas desde pequeno ouvi de minha mãe outra versão, mais próxima à realidade dos peões: na condução do gado eles utilizavam um artefato chamado “canga”, um jugo aplicado ao pescoço dos bois para puxar o carro, de boi, é claro. Na mitologia da cidade dizia-se que, em seus primórdios, chegada lá uma boiada, um peão notando que haviam se esquecido do tal jugo, levou a mão à cabeça e exclamou: i a canga? Daí o nome pegou, como nunca antes na história deste país.

Já perceberam, correto? Sim, vou falar do nosso presidente, faço isto no apagar das luzes de seu longo mandato, porque antes falo do povo, e este continuará sendo povo para sempre. Ah, moça, respondendo-lhe sobre o que faria eu se fosse eleito, nada, pois eu abdiquei de ser eleito, quando descobri que idéias, ideais e valores não contavam no jogo político, eu desisti, e por isto hoje sou tão cético mesmo com as melhores personalidades, sei que o exercício do poder corrompe.

Voltando ao nosso presidente, que se gaba de não ter estudado, falar errado, e estas coisas, é preciso que entenda que o que ele faz não é valorizar esta condição, mas se supervalorizar por ter conquistado o que conquistou desta forma. Poderia ser diferente, não fossem, as razões do ego. Ele poderia dizer que estudou economia com o Paul Singer, geopolítica com o Marco A Cunha, sociologia com o Florestan Fernandes, filosofia com a Marilena Chauí, mas então ele perderia parte do charme, ficaria menos performático, e Lula é uma personagem política do Luis Inácio, assim como Silvio Santos é uma personagem midiática do Abranavel, assim como Pelé é uma personagem esportiva do Edson Arantes. Personagens, não heterônimos, que quem criou não tem vida própria, foi a personagem quem tomou conta de sua vida. Lula estudou com estas e muitas outras mentes avançadas, e eu, como aluno do Dimas no Instituto Cajamar e na PUC, sei a diferença entre um estudo e o outro. Fora da sala de aula formal ele é mais intenso, mais útil, mais verdadeiro.

Estudou tanto o nosso presidente, mas aulas com um fonoaudiólogo, aulas de português, inglês, não o fez, e como toda figura de grande expressão com muitos pontos caricatos, virou, como se diz? a piada da vez. Participei recentemente de um seminário técnico, elaborado por cinco grandes empresas, todas com matriz fora do território nacional, sendo o quadro de palestrantes basicamente formado por engenheiros, e os participantes era empresários, administradores, engenheiros, enfim, “gente de nível”. Como as palestras era longas e enfadonhas, nos intervalos havia um humorista para distrair o público, um imitador. Fez o quadro de sempre do Silvio Santos, e depois atacou de Lula.

A piada era algo assim: o chefe do Itamarati (não, ele não usou este termo) perguntou ao presidente se ele iria à Europa na semana seguinte para a reunião da OEA. E o Lula respondeu: que O e A? Ou é Ó ou é A. Riram? É, lá riram muito, e eu quase ri mais ainda, não fosse aquele aperto, aquela desilusão, aquele maldito ceticismo... onde meu deus que não é meu, este povo há de chegar? Riem de quê? De si? Palhaços sem nariz e sem picadeiro, espelhos... OEA é a sigla para Organização do Estados Americanos, que jamais faria uma reunião na Europa... Riem de quê? Da própria ignorância, certamente.

E só então percebi a lógica e a sabedoria do nosso grande presidente, ou é Ó ou é A, porque se for O e A dá OA, que dependendo do sotaque pode soar ÔA. Já pensou, o presidente falar ÔA, e o Brasil inteiro parar? Ôaaaaaaaaa....