Trinta anos sem o poetinha

Nada como caminhar pelas ruas frenéticas da urbe descompassada

deliciando-se com o compasso bem marcado em poética, sensibilidade e poesia do admirável Vinícius de Morares!

Hoje nestes dias da contemporaniedade, aturdidos pela cruel e medíocre cultura de massa, os versos, a forma peculirar e absurdamente admirável de se tratar assuntos presentes na vida de todos nós há muito perdeu grande parte de sua genialidade.

Outro dia estava dando aula em uma das sétimas, o conteúdo a ser abordado era Revolução Francesa, falava para os pupilos sobre a campanha realizada pelos jacobinos, grupo mais radical deste processo, que bancava a impressão de folhetins, com informações pertinentes a necessidade de acabar de vez com os privilégios do clero e da nobreza, e conclamando o povo, os menbros do terceiro estado a participarem do processo revolucionário.

Como a História nos permite reflexões histórico-críticas, acabei viajando pela mesma, fui até a Segunda Guerra, aproveitando o gancho, falei em Hitler, que foi o primeiro estadista a se utilizar da propaganda para divulgar seus ideais nazistas, muito bem amparado por Goebbels, seu Ministro de Propaganda e que deixou um legado até hoje muito bem aproveitado para as camapanhas publicitárias e políticas.

Então citei Vinícius de Moraes, questionei, quem aí conhece...

Para minha grata surpresa, dois adolescentes na faixa dos 13 anos, levantaram as mãos.

Um aluno perguntou-me exatamente oq ue é cultura de massa, falei que na música por exemplo é isso que se ouve hoje, músicas com baixo conteúdo, um refrão chinfrin, fácil de decorar e pronto!

Aproveitei para citar uma poesia do mestre " De tudo ao meu amor serei atento"...

Eles ouviram atentos, e ao final algumas ,meninas vieram perguntar mais sobre Vinícius de Moraes!

Então naõ venham falar que esta geração é insensível, alienada, apenas carecem que alguém lhes apresente qualidade!

E Viva o Grande MESTRE! SAUDADES...

Julia Lopes Ramos
Enviado por Julia Lopes Ramos em 10/07/2010
Código do texto: T2370236