Aprendendo a lição
(Prefácio do livro: É Tempo de Amar - 2007, 100 sonetilhos, temática lírico-amorosa, de minha autoria)
No ano de 1978 mudávamos para a cidade de Anápolis, manchester goiana, vindos de Brazlândia-DF, eu o filho mais velho (com 18 anos de idade), meus pais Maria Conceição Rodrigues e Odom Rodrigues Pimentel (já falecidos), e meus irmãos Afonso, Deusa, Vilmar e Edmar. Meus dois irmãos mais velhos morreram ainda pequenos. Darci (mulher) faleceu com 01 ano e 02 meses e Pedro aos 08 meses. Havia aprendido o ofício de pedreiro da construção civil. Ano em que passei a frequentar igrejas evangélicas e a rascunhar os primeiros poemas.
Em 1979, ainda morando em Anápolis, voltava aos estudos na 7ª série do antigo 1º grau no Centro de Ensino Anhanguera, na Vila Formosa. Sem motivos eu abandonaria a escola, por não ler um livro e não fazer as últimas provas. Mas quando fui pegar o boletim escolar e li reprovado, lamentei. Era a 2ª vez que eu desistia de estudar. A primeira vez foi em 1977, em Brazlândia-DF, por motivo de mudança.
Felizmente em 1983 eu retornaria à sala de aula no Colégio Estadual Cruzeiro do Sul, no conjunto do mesmo nome em Aparecida de Goiânia-GO. Dessa vez mais dedicado eu não seria reprovado. E foi quando me interessei pela poesia religiosa e amorosa e o estilo clássico.
Em 1989, já trabalhando na Polícia Civil de Goiás, lotado na cidade de Rio Verde e fazendo o curso de Direito, queria publicar um livro de poesia lírico-amorosa. Eu fui na Secretaria Municipal da Educação e Cultura pedir apoio. O prefeito de outrora alegara dificuldade financeira. Mas o meu trabalho era encaminhado para as professoras Marcolina Cândida de Jesus e Selva Campos Monteiro para ser analisado. A professora Marcolina relatou o seguinte:
"O estilo do poeta ainda se encontra em definição, não tivemos condições de afirmar categoricamente qual o seu estilo e nem o seu objetivo, visto que a obra é bastante subjetiva e também abstrata.
"Todo poeta ou escritor passa pela fase de amadurecimento intelectual; e isto é de suma importância para o futuro intelectual do poeta em questão; podemos dizer que, a prática é essencialmente obrigatória para o aperfeiçoamento literário, portanto, o poeta deve continuar escrevendo, buscando o amadurecimento e com isso o aperfeiçoamento literário."
Os 134 sonetos que foram analisados pelas duas professoras couberam correições. O meu estilo é o mesmo e único, embora com mais conhecimento e amadurecimento. Os estilos de épocas ou escolas literárias são constituídos por grandes poetas e escritores. A poesia contemporânea não tem um estilo próprio, pois há liberdade de criação e o mundo globalizado exige uma linguagem instantânea. Enfim, o lirismo amoroso (sentimentalismo) de minha poesia é uma característica do Romantismo, escola literária do século XIX.
(publicado no blog: http://alonso.pimentel.zip.net, em 10-03-2009)