Pensionistas jovens

No telejornal Bom Dia Brasil do dia 15-04-2010, exibido pela Rede Globo de Televisão, foi mostrado uma reportagem que me chamou a atenção, em que viúvas e viúvos jovens recebem pensões cedo demais. É um problema que se agrava e preocupa a previdência e órgãos públicos federal, estaduais e municipais, porque aumenta a folha de pagamento e diminui o contingente de trabalhadores e de servidor público.

Aproveitando da situação uma pessoa jovem se interessa por pessoa bem mais velha, aposentada ou não, funcionário público principalmente, de olho em uma pensão vitalícia. As mulheres jovens sem perspectivas são as mais interessadas em arrumar um bom casamento, devido a dificuldade de se ingressar no mercado de trabalho, e ainda arrumam filhos para terem direito a uma pensão e outros benefícios em caso de separação.

Não acho ser certo uma pessoa nova herdar uma pensão vitalícia de alguém se não contribuiu na relação, e que pode trabalhar e progredir na vida. A pensão deve ir para os filhos do casal até a idade limite estabelecida pelo Código Civil. Uma pessoa com intuito de herdar uma pensão do outro cônjuge, não tem amor pelo mesmo. E quantos crimes acontecem pelo motivo de se herdar uma pensão? E que não são investigados por não haverem provas.

Em muitos países as leis são diferentes. Há países que a pensão é apenas por um certo período. Há países que recebem somente o viúvo que tiver filho. Há países que levam em conta a idade, 60 anos por exemplo. Enfim, a maioria dos países não tem a generosidade do Brasil. É preciso que haja uma lei que acabe com essa farra de pessoas viverem sem trabalhar.

Alonso Rodrigues Pimentel
Enviado por Alonso Rodrigues Pimentel em 22/05/2010
Código do texto: T2272124
Classificação de conteúdo: seguro