Perspectivas para o Brasileirão

Os campeonatos estaduais estão chegando à reta final. Por todo o país grandes decisões e estádios lotados. Muitos Estados já têm os seus campeões. No Rio, o Botafogo é campeão em cima do Flamengo. E no Rio Grande do Sul, o Grêmio desbancou o Internacional e é campeão. Em São Paulo, o Santos é campeão ao vencer o Santo André. Em Minas, o Atlético venceu o Ipatinga e é campeão. Em Santa Catarina, o Avaí sagrou-se campeão ao derrotar Figueirense. E em Pernambuco, deu Sport contra o Náutico.

Em Goiás, o Atlético é campeão ao vencer o Santa Helena em dois jogos, 4 a 0 e 3 a 1. O Atlético mereceu o título por ter o maior número de pontos, de vitórias e melhor ataque. E ainda apresentou um bom futebol, sem violência, com muita tática, e jogadores preparados física e tecnicamente. O sucesso do Atlético se deve a uma boa diretoria, que busca bons jogadores, muitos dos quais dispensados de outros clubes, como o Juninho que veio do Vila Nova.

O Atlético está de parabéns não só pelo título, mas pela evolução nos últimos 05 anos. O Atlético que ao descer para série B do campeonato goiano entrou em decadência, dispensara a maioria dos jogadores e ainda colocou o estádio a venda para poder pagar as contas, conseguiu-se recuperar. Ao invés de vender o estádio, reformou-o. E com um time formado de pratas da casa e de jogadores dispensados de outros times subiu para a séria A do goianão, foi campeão da série C do Brasileirão. E no ano passado subiu para a série A do Brasileirão.

Pela Copa do Brasil, o Atlético vem fazendo uma bela campanha e está na semi-final, apesar de ter perdido para o Palmeiras por 1 a 0, com um gol de pênalti no último minuto. Mas no jogo de volta, o Atlético venceu por 1 a 0 no tempo normal, levando a decisão para os pênaltis e vencendo por 2 a 1. O Atlético tem time para ser campeão da Copa do Brasil, basta ter cautela nos jogos fora de casa. E só falta passar por dois times.

O Santa Helena vice-campeão goiano também está de parabéns. Há 05 anos o time estava desativado, sem jogadores e treinador, renasceu das cinzas. Foi campeão da série B no ano passado. Apresentou durante todo o campeonato goiano um time bem treinado fisicamente, com um futebol técnico e vistoso, e com a defesa menos vazada. Será o nosso representante na Copa do Brasil e no Brasileirão da série D.

O Goiás que era o grande favorito para a conquista do goianão, fez uma campanha irregular. Começou mal o campeonato, e só recuperou quando trocou de treinador após várias derrotas consecutivas. Chegou as semi-finais, mas caiu diante do Atlético. Caiu também o técnico Jorginho. Contratou o renomado técnico Leão para arrumar o time para o Brasileirão série A. Mas o Goiás precisa também de bons jogadores.

O Vila Nova que vinha numa ascendência desde o ano passado, entrou em crise no goianão com uma série de derrotas no início do campeonato. Mudou de técnico, parecia impossível a classificação. Mas depois de 05 vitórias consecutivas, conseguiu se classificar para as semi-finais. Mas perdeu para o Santa Helena os dois jogos das semi-finais. O Vila Nova precisa se reforçar para o Brasileirão da série B, se quiser subir para a série A. O Vila é um time de grande torcida e merece estar na série A.

No próximo final de semana terá início o Brasileirão série A, que contará com 20 clubes e será disputado em dois turnos de ida e volta. Será campeão o time que obtiver o maior número de pontos. É uma fórmula que vem dando certo devido ao equilíbrio dos times brasileiros. As perspectivas para este ano são de um campeonato equilibrado devido a maioria dos times participantes terem sido campeões estaduais.

Alonso Rodrigues Pimentel
Enviado por Alonso Rodrigues Pimentel em 06/05/2010
Código do texto: T2240302
Classificação de conteúdo: seguro