CARÍSSIMO CANDIDATO

Caríssimo candidato, creio que te reconheço: foste aquele piá de inteligência mediana e que estudou pouco, porque esforço intelectual nunca foi contigo;aluno obscuro, colador e matreiro, vingaste à força da esperteza e da simpatia. Sim, esperteza e simpatia são a tua marca. Há quem diga que tens carisma – sorte a tua, muito presidiário também tem. Apesar de teres estudado pouco e lido menos ainda, conseguiste o canudo, pulando de escola em escola, de faculdade em faculdade, com a complacência das pessoas certas e negligência de outras tantas. Vocação inespecífica e aptidões não desenvolvidas, buscavas resultados imediatos. O conhecimento nunca te fascinou. A militância estudantil te serviu de álibi para maus resultados acadêmicos e seara fértil para cultivar precocemente a vaidade, afiando tuas garras. Talvez, aí, tenhas feito importante descoberta: política estudantil pode ser vitrina e um pequeno salto para o palco. Aliás, pobre de ti, Macunaíma, quando tiveste de enfrentar o mercado de trabalho, ainda que fugazmente. Foi preciso, não dava para fugir. Mesmo com apoio de pdrinhos e amigos, foste incapaz de deglutir as asperezas da competição. O sucesso verdadeiro requer tempo e dedicação e não dá manchete. Esta regra foi cruel demais para ti, supostamente predestinado a grandes feitos e à fortuna. Por sorte, logo surgiu uma sinecura. Os companheiros, que aprendeste a cultivar, ajudaram ainda mais. Sejamos justos: tua lábia e jogo de corpo, teu gosto por conquista de apreço frutificaram. Ao redor, exemplos não faltaram. Enquanto teus colegas ralavam na planície, te esbaldavas em campeonatos de bocha ou de futebol e nos casamentos paroquiais em bibocas que adoravas desbravar, derramando sorriso fácil aos desavisados, que te acreditavam abnegado e douto - por teus discursos ousados e quixotescos. Tua expansão adveio destes pobres tempos de populismo, insolvência moral e demagogia, em que te encaixas à perfeição. Tiveste oportunidades em todos os Poderes da República, já que vivemos também uma era de anemia cultural, de interesses de grupos e conveniências, com disfarces acessíveis a qualquer aventureiro sagaz. Nossas frágeis instituições te ofereceram e te oferecem abrigo e, inclusive, estímulo para malfeitorias de toda ordem ou projeção midiática. Ademais, a legislação é formalista e a Justiça muito lenta Contas, igualmente, com o silêncio cúmplice de muita gente séria e de boa-fé, que até nutrem simpatia por ti. O jogo de cena está dando certo, as pessoas sempre precisam disto ou daquilo, muito profissional e conveniente. É o sistema. Chegaste lá, podes até chegar mais longe, só não me venhas pedir o voto. Pelo Facebook, então, quero distância: me ignoraste por 4 anos, graças a Deus, e interação amigável, nesta hora, é desaforo. Não me julgues pelo teu QI. No mais, tudo bem.