DOUTOR FREUD DA PERIFERIA

Em meio à maior crise existencial, achei que deveria procurar ajuda profissional. Um analista, para se mais explicito.

Está claro que eu não procurei nenhum consultório. A minha condição de boêmio, músico, e compositor, e, porque não dizer:, competente bebedor de cerveja, me proporciona um círculo de amizade bastante heterogêneo, que vai de vendedores de enciclopédia, à médicos de várias especialidades, passando por executivos, empresários, e naturalmente, por psicólogos, e psiquiatras.

Nada melhor do que se consultar com um amigo. Além de ser de graça, é amigo, e a gente sempre pode esticar o tempo, com algumas geladas que é pra ir chuleando a conversa.

O encontro com o meu analista aconteceu no bar Escadinha, localizado no chamado Complexo da Cirrose.

-Mas então, o que está pegando?

O caso é o seguinte Doutor...

- Doutor é o cacete! Se me chamar de doutor, eu vou cobrar a consulta.

- Ta sabendo da morte do Genivaldo?

-É, fiquei sabendo, o cara parecia que estava vendendo saúde..

- E estava mesmo, vendeu o estoque todo... Nem deu tempo de receber a fatura.

-Mas, onde é que você entra nessa?

- É isso! A minha classe está sendo chamada, este ano, só do pessoal daqui do complexo, três já cantaram pra subir, o último foi o Genivaldo.

-Você está impressionado, já se achando a bola da vez?

- Pra falar a verdade, é isso aí. Maior deprê...

-Pede uma porção de torresmo. e duas Ypiocas. –

- O medo de morrer, é uma reação natural, quando perdemos um parente, ou um amigo muito chegado, inconscientemente, queremos ficar junto com este amigo, ou parente. Em contrapartida, não estamos à fim de passar para o outro lado. Daí é que nos assalta este medo, justificável, mas improcedente.

- O medo da morte pode desaparecer completamente, ou ser encarado com perfeita naturalidade. Basta para isso, uma mudança de comportamento, e cuidado com a saúde.

Você não pode se emocionar.

Em primeiro lugar, abolir o álcool completamente, nem uma cervejinha, refrigerante, só diet. nada de sexo durante o tratamento, gordura, sal, açúcar... Nem pensar. Alimentação balanceada, e, a base de chuchu, abobrinha, e ricota. –

... Pra viver desse jeito, eu prefiro a morte!

.... Pronto! Está curado...