Exemplo cultural

Convidado por uma teatróloga e professora da rede pública municipal de ensino, compareci nos dias 27 e 28-04-2010, isto é, ontem e anteontem no Teatro Ouro, espaço cultural da cidade de Goiânia, para assistir a duas peças teatrais intituladas Goiás de ouro e pintando o 7. O início dos espetáculos era às 20hs, com o preço do ingresso custando 10 reais. Havia cerca de 50 pessoas presentes em cada sessão.

As peças dirigidas pela professora tinham como atores os próprios alunos, e expectadores alunos, pais de alunos, professores e outros convidados. A peça Goiás de ouro conta a história de dois desempregados cheios de comédia da periferia de Goiânia, que com um carro velho e sem dinheiro ficam sabendo da existência de uma mina de ouro na cidade de Goiás velho, e depois de muitas aventuras acabam encontrando muito ouro e saindo da miséria.

A peça pintando o 7 começa com um pintor maluco que ao se ausentar, seus personagens saem da tela para a vida real. Primeiro um casal de namorados ardentes por sexo, mas que a moça ajuizada não abre mão de usar camisinha meio de se evitar a gravidez e doenças sexuais transmissíveis, e depois de conseguirem a camisinha são surpreendidos pelo pai da moça, que depois acaba morrendo afetado pelo vírus da gripe suína; e ainda foram abordados muitos assuntos como não dirigir embriagado e falsas religiões. E termina com os personagens voltando à tela depois de ouvirem os passos do pintor voltando, que, enfim, dá os últimos retoques na tela.

Parabenizei a professora e os alunos pela bela apresentação. A professora muito eficiente na direção. Os atores adolescentes todos muito talentosos. O roteiro e o figurino perfeitos. São exemplos a serem seguidos por outras escolas, não só de Goiânia mas de todo o país. Pois além de incentivar os jovens à cultura, os tira da violência e criminalidade.

Alonso Rodrigues Pimentel
Enviado por Alonso Rodrigues Pimentel em 29/04/2010
Reeditado em 29/04/2010
Código do texto: T2226756
Classificação de conteúdo: seguro