O sucesso dos reality shows

O reality show é um programa televisivo com base na vida real, em que os participantes são pessoas reais e não personagens fictícios, que passam por provas de eliminação até se chegar a um vencedor que recebe um prêmio no final. Para uns participantes o prêmio é o grande atrativo; para outros, a fama e a oportunidade de arrumar um emprego na televisão. Muitos por não terem nenhum talento e nenhuma beleza atrativa acabam no ostracismo. Alguns reality shows são realizados com pessoas ricas e famosas que visam aparecer ainda mais.

O primeiro reality show foi o An American Family, que foi transmitido por uma emissora de televisão nos EUA em 1973, e exibido em doze partes; a série ficou muito conhecida na época por lidar com questões como divórcio e homossexualismo. Outros reality shows aconteceram na Inglaterra e na Europa com o mesmo enredo.

Em 1989 os reality shows ressurgiram em novos moldes, com o objetivo de aumentar a audiência e a arrecadação de redes de televisão pelo mundo inteiro, e com a interatividade do telespectador por telefone e pela internet. E reality shows como Cops e The World da MTV (lançado no Brasil como Na Real) fizeram muito sucesso.

E com o surgimento do reality show Big Brother em 1999 nos Países Baixos, criação de John de Mol, houve uma multiplicação de reality shows parecidos como Expedition Robinson na Europa e Survivor nos EUA. No Brasil a onda de reality shows teve início com o programa No Limite e Casa dos Artistas. O Big Brother Brasil reality show produzido pela Endemol, estreou na Rede Globo em 2002, e está em sua 10ª edição.

Outros reality shows como Troca de família, Idolos, A fazenda, Esquadrão da moda, Qual é o seu talento, Supernanny, Fama, No limite e Casa dos artistas não fazem tanto sucesso como o Big Brother Brasil. Mas o sucesso do BBB se deve ao seu formato, em que um grupo heterogêneo de 14 ou mais pessoas de ambos os sexos, que vigiadas por câmeras 24 hs por dia, não podem ler jornais, ouvir rádio nem assistir televisão nem ter contanto com parentes e amigos, passam por provas para escolha de liderança e imunidade etc.; e passam a maior parte do tempo em brincadeiras, festas e formando alianças e tramando intrigas para não irem para o paredão e serem expulsas pelo voto dos telespectadores.

O primeiro reality show BBB foi questionado pelo público por conter cenas de libidinagem, palavrões e discussões levianas. O programa passou por uma readaptação e está mais rígido; as cenas são editadas e algumas não são mostradas ao público. Os participantes também estão mais atentos à exposição mesmo debaixo de um edredom. Foram criadas novas atrações como visitas de famosos. Há mais prêmios para os participantes e telespectadores. A vitalidade do programa parece estar garantida, devido ao lucro das ligações telefônicas e dos patrocinadores. Nos paredões onde um candidato é eliminado pelo voto dos telespectadores há recorde de audiência no horário. No último paredão foram mais de 90 milhões de ligações; e levando em conta que somos cerca de 180 milhões de habitantes. Nada mal!

Alonso Rodrigues Pimentel
Enviado por Alonso Rodrigues Pimentel em 27/03/2010
Reeditado em 30/03/2010
Código do texto: T2161722
Classificação de conteúdo: seguro