DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Prof. Antônio de Oliveira

aoliveira@caed.inf.br

Os homens se reúnem nos bares da vida, onde todo mundo é igual,

para beber e, palavra afiada a cada gole, aguçar o humor com a preguiça, saber as últimas, contar piadas, fabricar risadas, discutir futebol, comentar religião, desfazer todos os nós da política. Abobrinha às vezes vira discussão. No conto Os machos lacrimosos Mia Couto comenta esse hábito como tendo um único móbil: festejar a vida. E acrescenta que as esposas não suportam esse disparatar: cumplicidade masculina, coisa de tribo, reminiscência atávica. Afinal, conclui Mia Couto, as mulheres não precisam de ritual para festejar a vida. Elas são a festa da vida (ou a vida em festa).

“... coração feminino, mistura de esforço e timidez, de energia e de fraqueza, que será sempre para a filosofia um mistério”, conclui misteriosamente Alexandre Herculano (Eurico, o Presbítero, XVI).

Castro Alves associa mulher com Os perfumes:

“É que o perfume denuncia o espírito / Que sob as formas feminis palpita... / Pois como a salamandra em chamas vive, / Entre perfumes a mulher habita.”

Tom Jobim chega a endeusá-la (e quanta gente mais, eu, inclusive):

"Olha que coisa mais linda, mais cheia de graça

O seu balançado é mais que um poema.

É a coisa mais linda que eu já vi passar... "

E quando passa!...

Pouco a pouco esse balançado que é mais que um poema foi conquistando espaço, além da beleza física, na linha forte da ‘mulher forte’ do poema bíblico. Mesmo sem se chamar Amélia, mulher de verdade, foi chegando às universidades, às empresas, ao mercado de trabalho, ao trabalho de ir ao mercado, aos esportes, à arte, à política... até aos bares da vida.

E com um detalhe importante observado por Fernando Brant em sua crônica Observando a vida que passa:

“... não foi necessária nenhuma política de cotas para que a realidade se transformasse”.

Dia da Mulher não tem nada a ver com sexo frágil. Tem a ver com igualdade de direitos. Tem a ver com o ano todo. Tem a ver com mimos e afagos.

Tem a ver com intuição. Tem que se haver com o mundo em evolução.

Tem que romper o hímen para ser mãe. Tem que rezar para ser abençoada.

Tem que cantar para celebrar a vida. Tem que saber nadar para não se afogar; guiar, para sobreviver. Tem que estudar. Tem que receber flores para exalar perfume.

Tem... tem que celebrar, feliz, o Dia Internacional da Mulher. Se tem!

fernanda araujo
Enviado por fernanda araujo em 07/03/2010
Código do texto: T2125702
Classificação de conteúdo: seguro