A importância de se ter um curso superior

Hoje em dia ter um curso superior é muito importante. Não é só pelo status, e sim pela possibilidade de arrumar um bom emprego seja na área pública ou privada e se dar bem na vida, e realizar os sonhos de ter um carro, uma casa própria, constituir uma família, etc.. A maioria dos concursos públicos está exigindo curso superior. As empresas da iniciativa privada estão exigindo para os cargos de diretoria e chefia candidatos com cursos superiores; e para as funções de bancário se exige curso superior nas áreas de administração, ciências econômicas e contábeis.

Percebi a importância de ter um curso superior quando me formei em Direito em 1991, na FESURV – Fundação de Ensino Superior de Rio Verde, Goiás, ao ser parabenizado por parentes e amigos. A minha mãe que foi em minha colação de grau estava tão feliz por mim. Foi uma formatura linda; tirei poucas fotos, pois eram muito caras na época; não havia as câmeras digitais de hoje. (A minha mãe não tinha estudos, mas era empírica, queria que seus filhos se formassem; que Deus a tenha).

Agora meus irmãos, primos e sobrinhos estão se formando nas mais diversas áreas como Direito, médico veterinário, administração, ciências contábeis, ciência da computação, música, letras e pedagogia. No dia 19 do corrente mês fui à colação de grau de minha irmã caçula, que concluiu o curso de Ciências Contábeis na Universidade Federal de Goiás. Também foi linda a formatura, com muita pompa! Os meus pais se estivessem vivos estariam rindo à toa. Sou o irmão mais velho. Nós, irmãos, ficamos muito orgulhosos, tiramos muitas fotos. A minha irmã ainda foi parabenizada por outros parentes e amigos.

Não consegui galgar os concursos públicos nem virei advogado, mas estou me realizando como escritor e poeta por ter uma base literária e estar publicando os meus livros. É importante para um escritor ter um curso superior. Sou um exemplo para a minha família, de muita luta e realização. A minha irmã assim como eu sempre estudou em escolas públicas. A minha irmã foi além, porque conseguiu passar no vestibular de uma universidade pública federal. É uma vencedora, e está crescendo profissionalmente. Ela sabe que junto com um curso superior, é preciso ter competência e continuar estudando; porque é com os estudos que aprimoramos os nossos pensamentos e trabalhamos cada vez melhor.

Alonso Rodrigues Pimentel
Enviado por Alonso Rodrigues Pimentel em 26/02/2010
Reeditado em 26/02/2010
Código do texto: T2108353
Classificação de conteúdo: seguro