Marcas de 2008

2008 foi ano de Jogos Olímpicos, que acontecem a cada quatro anos. As Olimpíadas incentivam e promovem o esporte em todo o mundo. O esporte que é vida, saúde e faz bem a alma das pessoas. As Olimpíadas é também confraternização entre as nações e onde muitos governantes se encontram.

A Olimpíada de 2008 foi realizada na China, país asiático mais populoso do mundo, ex-regime comunista, 3ª economia, berço da cultura mundial, e de um povo acolhedor. A evolução da China é também no esporte; pois ganhou mais medalhas de ouro que os Estados Unidos, perdendo no total de 100 contra 110. E mostrou ao mundo que é um país democrático e que está aberto ao capitalismo e a globalização.

A transformação da China em uma nação democrática e capitalista teve início em 1989, com o movimento anticomunista que derrubou o muro de Berlim e vários Governos, e com estudantes que protestaram na praça da Paz Celestial pedindo reformas, onde muitos foram massacrados. A China está se transformando num exemplo a ser seguido.

Outro fato marcante em 2008 foi a eleição de Barac Obama, negro de origem africana, para a Presidência dos Estados Unidos, 1ª potência mundial e país mais globalizado. Algo imaginável em um país onde o fim da segregação racial ainda é recente. O povo americano reconheceu que um negro é capaz de dirigir o país tão quanto um branco.

Esses dois acontecimentos mostraram que a humanidade está caminhando em passos largos para a igualdade entre os povos, e que diferenças raciais e de classes não podem interferir na política e na vida das pessoas. A democracia é um regime onde todos são iguais com os mesmos direitos e deveres de votarem e serem eleitos. A cultura e a liberdade de expressão são requisitos essenciais para a democracia.

(Publicado no blog: http://alonso.pimentel.zip.net, em 30-12-2008)

Alonso Rodrigues Pimentel
Enviado por Alonso Rodrigues Pimentel em 03/02/2010
Código do texto: T2066771
Classificação de conteúdo: seguro