DIA DA SAUDADE

(30-01-2010)

Prof. Antônio de Oliveira

aoliveira@caed.inf.br

À medida que o tempo passa a gente segue olhando pelo retrovisor e nem acredita que passou por tanta estrada. Pessoas que nos eram familiares já não o são. Ou porque se foram ou porque estão distantes. A ser verdade “longe dos olhos longe do coração”, quantos já passaram ao largo de nossa existência! Toda formatura, por exemplo, de certa forma é uma despedida, um recomeço, um prenúncio de partilhar novas experiências, novas amizades. E o que fica para trás às vezes fica bem num canto da memória, numa esquina, numa curva da estrada.

Mas, de repente, quando com um pavio se acende o lampião da esquina,

um estímulo reacende, intensifica, aumenta em nós a saudade. Sensação que ora nos entristece ora nos motiva ora nos faz chorar ora nos faz arrepender, ora... nos faz sentir que o espaço é da saudade. Dialoga Mia Couto:

– Ora, ora: quem sabe o que é a saudade?

– Saudade é esperar que a farinha se refaça em grão.

Do latim solitate, 'soledade', 'solidão', pelo arcaico soydade, suydade, possivelmente com influência de saúde, saudade é um substantivo feminino (tinha que ser feminino) que exprime uma lembrança meio nostálgica e, ao mesmo tempo, suave, de coisas, distantes no espaço ou no tempo, ou de pessoas também distantes ou falecidas, acompanhada do desejo de tornar a vê-las ou possuí-las. É um pesar (pesar já é masculino, pesa) pela ausência de alguém que nos é querido. Todos somos de alguma forma, como se diz no Rio Grande do Sul, rebenqueados das saudades, pois curtimos a dor das saudades, a dor das separações, a dor das perdas. Quando mesclada com a dor do exílio (e, freqüentemente, toda vez que nos mudamos, ou nos mudam, sentimos a dor do exílio), a saudade é nostalgia que explode nas canções do exílio, no tango, no fado, em não sei que que ficou para trás. Quando somos despedidos de um emprego que nem um copo descartável, custa-nos às vezes sacudir a poeira e esquecer que o que passou passou.

Nostalgia é “saudade, palavra triste”.

"Saudade! és a ressonância

De uma cantiga sentida

Que, embalando a nossa infância

Nos segue por toda a vida!"

(Da Costa e Silva, Pandora)

De José Lins do Rego, Doidinho: "E uma saudade de casa começou a me agoniar." E como agonia uma saudade! Como dói!

Em botânica, saudade é designação comum a diversas plantas e às suas flores: No Dia da Saudade, saudade é designação comum a todas as saudades. Como aquela: não é paixão não, mas ô saudade!...

Boas lembranças e saudades no Dia da Saudade...

fernanda araujo
Enviado por fernanda araujo em 31/01/2010
Reeditado em 31/01/2010
Código do texto: T2060727
Classificação de conteúdo: seguro