UM RECANTISTA EM TUVALU

Como alguns sabem, já fui professor...já escrevi outros textos “didáticos” aqui no Recanto.

Espero que interpretem este texto sem nenhuma maldade, apenas como uma aula de geografia.

Tem uma participante aqui do Recanto, a “Peixinha Cléo”, que afirma morar em Tuvalu.

Pesquisando na Internet descobri que Tuvalu é um conjunto de ilhas no Pacífico, e sua capital é Funafuti na ilha de Fongafale. Outra importante cidade é Vaiaku, isso mesmo Vaiaku...e que às vezes se torna capital do país. Acredito que a origem do nome se deva ser ao fato do Governador Geral resolver tomar banho pelado nas paradisíacas praias e ser apupado (vaiado) pela população local...é a única explicação lógica.

Fazem parte ainda do arquipélago os atóis de Nui, Nanumea, Nukulaelae, Nukufetau... vai gostar assim dessa palavrinha lá na Polinésia.

Como sua maior altitude é de 7 metros, as ilhas estão condenadas ao desaparecimento com o aquecimento global.

E aí colega recantista que diz morar em Tuvalu... se você pretende se mudar para Nukutepipi, Nuku Hiva ou Nukutavake que ficam na Polinésia Francesa, não adianta... pois essas ilhas também vão desaparecer, não vai ficar nenhuma ilha com esse prefixo de fora d’água.

Wilson Pereira
Enviado por Wilson Pereira em 22/01/2010
Código do texto: T2044285