COP15 e Mudanças Climáticas

O mundo está voltado para Copenhague, capital da Dinamarca, mais precisamente para o Centro de Convenções Bella Center desta cidade, onde representantes de 192 países como meteorologistas e autoridades, e ainda organizações não governamentais (ONGs) discutem a redução de gases responsáveis pelo aquecimento global e com o objetivo de firmar acordos entre os países ricos, subdesenvolvidos (emergentes) e pobres.

A Conferência sobre mudanças climáticas ou COP15, que ora se realiza e que se estende até o fim desta semana, é promovida pela ONU – Organização das Nações Unidas. Este evento também está sendo marcado por muitas manifestações de ONGs e grupos ligados a defesa ecológica, que protestam contra as políticas atuais e pedem soluções urgentes. A cidade está toda tomada de policiamento mundial.

Os países da África abandonaram o evento em protesto. Os países africanos querem que os países do primeiro mundo contribuam mais para a redução de gases tóxicos, como CO2 (gás carbônico), óxidos nítricos e nitrosos, o metano e o enxofre. O gás carbônico é resultado da queima de combustíveis fósseis como carvão, petróleo e queimadas. Os óxidos nítricos e nitrosos são expelidos pelos exaustores dos veículos automotores. Opa! Os seres animais também produzem gás carbônico na respiração, mais ainda os seres humanos, que já são quase 7 bilhões no mundo. O gás metano é impossível controlar, é resultante da decomposição de corpos; o lixo orgânico ao se decompor também gera gás metano. Os animais ruminantes também produzem gás metano ao arrotar; e como controlar bilhões de cabeças de gados pelo mundo. Os vulcões expelem toneladas de enxofres, e como controlar.

As mudanças climáticas e o aquecimento global são reais. O Pólo Norte assim como o Pólo Sul (Antártida) estão descongelando, e alguns animais estão sendo ameaçados, como os ursos polares e os pinguins. A agricultura está sofrendo com o prolongamento de secas em alguns lugares e muitas chuvas em outros. As estações climáticas já não são as mesmas de décadas atrás; onde há frio há calor e onde calor há frio, enfim, uma loucura. Alguns rios estão secando enquanto outros estão se assoreando. Há muito represamento de rios, devastação de florestas, o que também contribuem para as variações climáticas.

Outro problema que também contribui para o aquecimento global e mudanças climáticas, embora indiretamente é a superlotação do planeta Terra pelos humanos. Os seres humanos produzem gás carbônico na respiração e no consumismo, ao ligar uma lâmpada, andar de carro, alimentar-se e vestir-se. A agricultura industrializada e a manufaturarão de alimentos industrializados também gera gases tóxicos. O lixo gerado pelos humanos também gera gás metano, enxofre, etc. Enfim, quanto mais gente mais poluição e degradação da Natureza.

Conforme relatório do documento final do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas da ONU, o aumento do produto interno bruto per capta dos países ricos e da população são os principais causadores de emissões de gases poluentes nas últimas três décadas; e com o aumento da população há escassez de alimentos e água nos países pobres devido às mudanças climáticas. E se a população mundial ultrapassar 9 bilhões até o ano de 2050 deve faltar alimentos e água potável em todo o planeta. E se nada for mudado deve haver guerras por alimentos e água. E será o fim da humanidade.

O aquecimento global e suas consequências assim como a redução de gases causadores não devem ser resolvidos de imediato. Há muita discussão pela frente, que envolvem a economia de países ricos, em desenvolvimentos e pobres, além da falta de conscientização. Os interesses econômicos estão em primeiro lugar. Alguns países ricos já negaram assinar outros acordos, e vão continuar negando. E acordos feitos na ECO 92 no Rio e em Kyoto 97 no Japão não foram cumpridos. É preciso conscientizar também as indústrias automobilísticas, as fábricas e as pessoas a consumirem menos. É preciso conscientizar 192 países, milhares de estados e cidades. Não é fácil. Enfim, só a tecnologia pode salvar o nosso planeta com carros elétricos e híbridos, árvores sintéticas que respiram, carnes artificiais, energias alternativas, etc.

Alonso Rodrigues Pimentel
Enviado por Alonso Rodrigues Pimentel em 16/12/2009
Reeditado em 03/03/2010
Código do texto: T1980889
Classificação de conteúdo: seguro