O povo

Ouvi na rua ao passar uma senhora baixinha loira e gordinha, parada em frente a uma banca de revista dizer: Olha amor, como a Gisele Bündchen esta horrorosa, não se toca mesmo não é, devia se maquiar melhor, olha o cabelo que seco, sou mais eu. Bom, observei a cena e tirei minhas conclusões, imediatamente me veio o povo, sim, a massa, este ai que dizem decidir o futuro da nação, afinal, se o povo quer, o povo faz e sempre vai ser assim, o povo é que vota e coloca os senhorios da pensão onde estão, são feitos plebiscitos diversos para isso e aquilo, o que se deve e o que não se deve, experimentos comerciais e de marketing são feitos todos os dias nas grandes cidades e para que, para ver se o povo gosta da roupa mais branca, do sabor mais crocante ou do senhor político de barba mais aparada e enfeitadinho em um bom terno. Na verdade, Gisele não dá a mínima para o que a baixinha disse, nunca vai ouvir e não se importa com isso tenho certeza, ela em sua esplendorosa beleza que usou sim com muita inteligência, não dá a mínima para quem a critica, ou fala por ai pelos cotovelos, ou mesmo se falar serio, qual seria a diferença de um comentário mais efusivo ou de efeito coerente? Nenhum, ela tocaria sua vida numa boa, e a senhora baixinha, bem, também tocaria e satisfeitíssima por ter falado mau ou comentado com tanta propriedade da beleza inferior da fulana ali na revista de tablóide. O povo não é diferente, aquela senhora baixinha para mim é o povo. O povo para diante de nosso cenário político e social , e um cutuca o outro, olha lá, é ladrão viu, duvido que teve educação esse danado, não tem mãe, e olha, se acha, vai ver no que dá, vão pegar ele, ele vai ver, e aquele outro lá, vive passeando, as responsabilidades sociais são deixadas a deriva no deixaprálalismo enquanto anos inteirinhos possíveis vão por água abaixo, talvez um mais consciente diga algo como, este povo que não se mexe, não faz nada e não briga por seus direitos, o grande detalhe é que este ai é outra senhora baixinha, falando do povo ao qual pertence e é ativo participante em falar algo do qual não faz a mínima diferença... é assim, eles estão lá no poder e nós aqui, falando deles, de suas peripécias, roubalheiras, buracos negros em nossa historia que consomem até a vergonha na cara deste mesmo povo que observa, e para mim, o povo não escolhe nada, é enfiado em sua garganta abaixo o que melhor convém, afinal, o povo é boca aberta, e em boca aberta sabemos nós, entra mosca e desce qualquer coisa, de sucos desidratados passando por milagrosos sabões que limpam tudo e até políticos como os nossos, inteirinhos direto para a barriga e sem fazer digestão alguma,sim senhores, não temos opinião e ainda inventamos algo que pareça com isso, somos incríveis mesmo! É, deixa eu falar do meu povo, não se enganem, eu sou outra senhora baixinha.