Corrupção na política

Em 1983 teve início o movimento pela redemocratização do Brasil denominado Diretas Já, liderado pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro – PMDB, com apoio de artistas, lideres sindicais, estudantes contra o Regime Militar. O movimento Diretas Já que tinha como bandeira a Emenda Dante de Oliveira, que propunha eleições para Presidente do Brasil. A emenda foi negada pelo Congresso. Mas em 1985 Tancredo Neves foi eleito indiretamente por um Colégio Eleitoral para presidência da República. Tancredo Neves morreu sem assumir a Presidência. Jose Sarney que era vice assumiu a Presidência, e com um Governo transitório restabeleceu a democracia com eleições para todos os cargos políticos.

Em 1989 Fernando Collor de Mello foi eleito para a Presidência derrotando o atual o Presidente Luís Inácio Lula da Silva, com promessas de acabar com a corrupção. O próprio presidente Fernando Collor foi acusado de corrupto, de se beneficiar do dinheiro sobrado da campanha eleitoral, e teve o seu mandato cassado por um impeachment.

O petista Luís Inácio foi derrotado em três eleições, sendo uma para Fernando Collor e duas para Fernando Henrique. Lula conquistou a simpatia popular e derrotou José Serra ao disputar a quarta eleição. O primeiro Governo de Lula também foi acusado de corrupção. O mensalão do Governo Lula ou do PT também era oriundo de dinheiro restante da campanha, e muitos políticos aliados de Lula teve que deixar o Governo. Por ser carismático Lula conseguiu se reeleger.

Desta vez a corrupção é no Governo do Distrito Federal, e envolve o Governador Jose Roberto Arruda, 10 deputados e 03 secretários. Estes políticos pertencem ao partido DEM, por isso a denominação “Mensalão do DEM”. São suspeitos de receberem propinas para campanhas eleitorais e enriquecimentos ilícitos e assim beneficiarem empresas fornecedoras. Imagens de vídeos apresentadas em redes de televisão mostram estes políticos negociando, repartindo e guardando o dinheiro em cuecas e meias. Estas imagens indignaram o povo brasileiro e se refletiram no exterior.

Estas imagens são de 2006. Mas por que só agora vieram à tona. Decerto um jogo político, e que agora envolve a Polícia Federal e outros políticos em investigação. O denunciante é um dissidente do partido, ex- secretário de Relações Institucionais do Governo Arruda, que gravou em vídeo as conversas entre os envolvidos e o recebimento de dinheiro entre os mesmos, e que agora apresentou a Justiça em troca de uma pena menor nos processos em que responde. Fala-se em armação do partido contrário para derrubar o Governo atual. Coisas da política brasileira.

A União Nacional dos Estudantes-UNE mobilizou centenas de estudantes, que invadiram o prédio da Câmara Legislativa do Distrito Federal, para pedir o afastamento do Governador Arruda através de impeachment. Outros manifestantes ligados a sindicatos também estão pedindo a saída do Governador e de seus aliados. Uma Comissão Constitucional de Justiça foi formada para receber os pedidos de impeachment. Conforme o artigo 75 da lei 1.079/50 somente cidadãos (pessoas físicas) podem entrar com pedido de impeachment contra governadores de Estados e do DF. Os pedidos de impeachments são encaminhados a CCJ antes de ir para o plenário da Câmara, que julgará o pedido e necessita da aprovação de 16 dos 24 deputados.

Desde o Governo de Fernando Collor a corrupção no país só tem aumentado. E não é consequência da democracia ou eleição direta, o aumento da corrupção; pois na maioria dos países não há corrupção. Nos países onde há ditaduras militares a corrupção é maior. Falta no Brasil o amadurecimento da democracia; ou seja, leis mais rígidas para os crimes políticos. Muitos políticos brasileiros são pegos com dinheiro em paraísos fiscais oriundos de propinas, e ficam por isso mesmo. Em outros países políticos corruptos vão para a cadeia, aqui no Brasil não, são reeleitos pela compra de votos. A lei eleitoral brasileira precisa mudar e acompanhar a evolução mundial. O Brasil não pode ser visto como o país de políticos corruptos.

Alonso Rodrigues Pimentel
Enviado por Alonso Rodrigues Pimentel em 13/12/2009
Reeditado em 13/03/2010
Código do texto: T1975493
Classificação de conteúdo: seguro