Brasileirão 2009

O campeonato brasileiro de futebol série A, ou Brasileirão 2009, teve o seu desfecho domingo (06-12) com o Flamengo sendo campeão. Quatro times chegaram à última rodada com chances de serem campeões. São eles: o próprio Flamengo com 64 pontos, o Internacional com 62 pontos, o Palmeiras com 62 pontos e o São Paulo também com 62 pontos.

O Flamengo que assumiu a liderança na penúltima rodada, ao vencer fora de casa o Corinthians pelo placar de 1 a 0 num jogo difícil, ficou 02 pontos longe do 2º colocado com chances reais de ser campeão, dependendo de si somente, ou seja, uma simples vitória, ou até mesmo um empate ou uma derrota dependendo dos outros resultados. Enfim, uma posição confortável com 50% de chances ser campeão.

O Internacional liderou no início, caiu de produção e se recuperou. O Palmeiras liderou a maior parte chegando a se distanciar 05 pontos do segundo colocado; teve uma série de resultados negativos, venceu seu último jogo. E o São Paulo que teve uma arrancada chegou a liderança, mas perdeu o seu penúltimo jogo para o Goiás fora de casa por 4 a 2 e caiu para o 4º lugar, ficando mais distante do título.

O Inter e o Palmeiras venceram os seus jogos na penúltima rodada. O Inter ficou dependendo de vencer o seu último jogo em casa contra o Santo André e de um tropeço do Flamengo; e venceu por 4 a 1. O Palmeiras teria que vencer o seu último confronto e torcer por derrotas de Flamengo e Internacional; e perdeu para o Botafogo por 2 a 1. E o São Paulo além de ter de vencer o seu último jogo em casa, ficaria torcendo por derrotas do Flamengo, Inter e Palmeiras, situação mais complicada; e venceu o Sport por 4 a 1.

Mas o Flamengo venceu o Grêmio por 2 a 1 de virada, com um Maracanã lotado (mais de 84 mil torcedores), e não deu chance a ninguém e conquistou o 6º caneco no Brasileirão. O Flamengo é merecedor do título; por ser um time que começou desacreditado, com Adriano sua maior contratação sem condições técnicas e físicas, mas que acreditou em um técnico interino prata da casa e teve uma recuperação extraordinária. Adriano se tornou um dos artilheiros do campeonato junto com Diego Tardelli do Atlético-MG, e outros jogadores também se destacaram, como Zé Roberto e Petkovit.

Este campeonato que ora termina é o mais equilibrado desde que começou a ser disputado por pontos corridos em 2001. A luta pela liderança foi acirrada desde o começo, com vários times se revezando na liderança. Os times ainda lutando para se classificar entre os 04 que vão disputar a Taça Libertadores e entre os 12 que vão disputar a Taça Sul Americana. E também na parte de baixo da tabela a luta de vários times para não ficar entre os 04 últimos que serão rebaixados para a série B. Há de se destacar o mérito do Fluminense, que passou boa parte do campeonato na última colocação com 98% de chances de que cair para a série B; e numa arrancada sensacional, com 12 jogos sem perder e 06 vitórias consecutivas se livrou do rebaixamento no último jogo, ao empatar com o Coritiba por 1 a 0. Enfim, o campeonato mais disputado, e que só alegra nós torcedores.

Alonso Rodrigues Pimentel
Enviado por Alonso Rodrigues Pimentel em 07/12/2009
Reeditado em 07/12/2009
Código do texto: T1964625
Classificação de conteúdo: seguro