Esta gente estranha do circo

Esta gente estranha do circo, cuidado! Levam os cães e as criancinhas... quem algum dia não ouviu alguém dizer isso dos anos 90 para trás!!! Hoje vi um circo destes de bairro e me lembrei de minha avó falando isso, era o maior cuidado, ciganos e circenses, cuidado, são catadores de cães para alimentar os magros leões e de criancinhas para provir futuros palhaços, acrobatas e o que mais o circo precisar, afinal, o show tem de continuar... fiquei refletindo de onde veio esta lorota, bom, a parte da criancinha, porque quanto aos cães, não duvido! Será que o circo por seu formato e cores, luzes quando a noite não se pareceria com uma nave que só faz abduzir nossas crianças e no lugar colocam clones? Não acho provável, ou será uma organização de palhaços, acrobatas e bailarinos que se juntaram para não deixar nós adultos coibir a evolução natural, artística, criativa e espiritual de nossas crianças, as roubando desta má sorte e as educando no meio do circo? Bom, de fato, poderia citar aqui um milhão de possibilidades malucas, mas a que cheguei a conclusão é que esta gente estranha do circo rouba algo sim, de certo que roubam nossa atenção, nosso desejo e querer, colorem nossas vidas sem pedir licença alguma, trazem o sorriso a nosso rosto sem pudor qualquer, nos admiram e espantam com suas acrobacias e mágicas, encantam, nos hipnotizam e sem perceber, por alguns instantes, somos tragados para dentro de um universo onde tudo se torna possível, encanto, poesia, mágica e vida, somos extirpados de uma realidade seca e sem sentido, onde o nascer, viver e morrer são um ciclo obvio e sem conteúdo algum, sim, agora entendo, por que ter cuidado com toda esta gente estranha do circo, desde nossa criação tememos tudo aquilo que foge ao mero cotidiano, o incomum, novas cores, possibilidades, pular ao ar de um trapézio ao outro, jamais, queremos o chão seco de poeira onde plantamos e colhemos nossa rotineira mesmice, de fato, as pessoas temem os ciganos e circenses, são anomalias culturais que se desprenderam da necessidade de viver de cara fechada e vagar como zumbis por ai sem sentido algum, trocaram isso por viver plenamente a alegria do ser e de si, pessoas como nós, com pensamentos alem dos nossos, minha conclusão e veredicto: esta gente estranha do circo rouba sim, algo que temos e gostaríamos que fosse roubado todos os dias de nossa vida, roubam nossos corações os encantando, seqüestram nossa alma e despertam a pergunta que fica após o espetáculo encerrado: mudar é mesmo possível? Um dia juro, ainda fujo com essa gente estranha.