Crônicas de Sala de Aula: Professora só admiro minha mãe

A maior alegria que trago incutida em meu ser, em minha alma é a de poder exercer meu ofício todos os dias, em cada sala de aula que entro sou preenchida pela vida, pelo vigor desta que é uma das etapas mais especiais da vida de um ser humano, a juventude.

Mesmo em meio ao caos, em meio á todo aquele furor sou feliz, é claro que no fim do dia muitas vezes, chego em casa exaurida, sem a mínima vontade de ver ou falar com ninguém, nada que um banho quente e o silêncio não resolvam.

Estamos agora na reta final, as aulas estão por acabar então neste último momento resolvi dar um trabalho que meus alunos sentissem prazer em realizar.

Pedi que realizem uma pesquisa sobre alguém que admirem, uma celebridade, um cantor, um esportista, um grupo musical, o trabalho deve conter o histórico, a trajetória, enfim o caminho seguido para se chegar lá.

Enquanto uns confabulavam qual grupo musical escolheriam, eis que chega em minha frente um garoto e me diz: "professora eu não admiro ninguém famoso, só minha mãe".

Fui tomada por uma emoção maior quando ouvi a confissão do menino, então falei " então faça um trabalho sobre a história de vida de sua mãe, faça uma entrevista com ela e exercite um pouco a história oral".

Dois dias depois retornei naquela turma, e logo veio ele com o trabalho pronto, o título bem grande " A História de Minha Mãe", entregou com alguns dias de antecedência.

Comecei a ler com muita atenção, foi quando uma garota pediu para que eu partilhasse com a turma , pedi permissão, e ele assentou com a cabeça que sim.

Enquanto lia a trajetória daquela mãe, aos poucos todos foram se calando, mulher batalhadora começou a trabalhar já na sua infância, depois casou-se, separou-se, era cozinheira mais atualmente esta desempregada e trabalha como diarista.

Tive que parar a leitura alguns momentos pois aquele nó na graganta impedia-me, chorei, impossível foi não chorar.

O Reverson autor do trabalho, ficou com os olhos cheios de lágrimas também.

Ao final, olhei para ele e disse que tenho orgulho de ser sua professora, que ele valoriza todo o esforço de sua mãe, sendo um aluno participativo, que leva á sério os estudos e que estava de parabéns!

A turma toda o aplaudiu demoradamente, guardo aqueles momentos mágicos em minha alma. impregnaram meu ser, aí reside a felicidade em instantes tão ricos e nobres como este.

Hoje mais do que nunca necessitamos desta recargas em nosso dia-a dia, estes momentos é que nos servem de bálsamo quando estamos cansados, desanimados, contrariados com o rodo cotidiano.

Agradeço sempre á Deus por ter me ofertado a grandiosa oportunidade de estar com estes jovens, aprendo com eles á cada novo dia, e o mais valoroso é que nos dias mais escuros estas lembranças deixam de ser somente lembranças distantes e embalam minha fé, minha esperança de que amanhã será um novo dia, sempre novo!

Julia Lopes Ramos
Enviado por Julia Lopes Ramos em 27/11/2009
Código do texto: T1946285