Injustiças no futebol

O campeonato brasileiro de futebol 2009 série A ou Brasileirão está chegando à sua reta final. Faltam apenas duas rodadas, a 37ª e a 38ª. Está sendo um campeonato muito equilibrado, em que a diferença de pontos do primeiro para o quarto colocado é de apenas 03 pontos. E o aproveitamento do líder não passa de 60%.

O campeonato de pontos corridos é o mais justo e emocionante; ainda mais quando há um equilíbrio entre os times como no Brasil. A emoção se deve aos 05 primeiros times que se classificam para a Taça Libertadores da América; aos que se classificam para a Sul Americana, do 6º colocado ao 12º. E aos 04 últimos que brigam para sair do rebaixamento para a série B.

O Brasileirão comporta 20 times; é um campeonato muito longo com jogos de ida e de volta, onde há o desgaste da distância e contusões de jogadores. Um time para ser campeão precisa ter um bom elenco, estar preparado técnica e fisicamente. Só os grandes clubes têm a façanha de terem sido campeões várias vezes, como o São Paulo que é tri e caminha para o tetra.

O lamentável. Ou seja, o que preocupa a muitos são as más arbitragens, que tem interferido nos resultados dos jogos. Alguns juízes são mal intencionados ou são mal preparados ao cometerem injustiças. Este ano já aconteceram muitos erros; 02 juízes já foram suspensos, sendo 01 por anular um gol legitimo do Palmeiras contra o Sport. Lembro-me do Brasileirão de 2005 quando vários jogos foram anulados e um juiz foi afastado por pegar propina. E na Europa agora recente descobriram uma máfia suspeita de fraudar em conluio com juízes cerca de 200 jogos.

Algumas pessoas dizem que os erros dos juízes fazem parte do jogo, que o torna mais emocionante, e que errar é humano. Mas em outros esportes os erros são mínimos ou inexistentes, por utilizarem tecnologias de imagens, como vídeo tape. E por que não futebol? É preciso acabar com a roubalheira. Ou seja, muitos juízes erram de propósito e até colocam a carreira em xeque, pois sabem que os jogos não serão anulados. O futebol envolve muito dinheiro, todos sabem.

Há erros em que o juiz não tem culpa. Ou melhor, sempre tem culpa por estar mal colocado ou sem preparo físico para acompanhar uma jogada. O jogo França e Irlanda pelas eliminatórias da Copa do Mundo de 2010 é um exemplo, em que o juiz estava mal colocado e não viu Thierry Henry ajeitar a bola com a mão que resultou em gol e classificou a França para a Copa. Uma injustiça! É preciso que haja juízes mais bem preparados e neutros, que não torcem por nenhum time. Ou que escalem juízes de fora, ou que usem tecnologias de imagens. Pois as pessoas vão aos estádios para torcerem pelos times e ver bons jogos, e não para verem os juízes dando espetáculos ou fazendo falcatruas.

Alonso Rodrigues Pimentel
Enviado por Alonso Rodrigues Pimentel em 24/11/2009
Código do texto: T1941299
Classificação de conteúdo: seguro