Crônicas de Sala de Aula: Uma mistura de temas

Dia 19 de novembro de 2009 do ano de Nosso Senhor.

Dia da Bandeira Nacional, dia em que Pelé marcou o milésimo gol, dia do aniversário dos primeiros passos da saga humana na Lua e a comemoração dos meus quarenta anos de história.

Costumo sempre lembrar aos meus alunos que tudo e todos possuem, fazem a história.

Foi um dia para marcar, em cada sala de aula que adentrei fui recebida com parabéns, abraços sinceros.

Amo todos os meus alunos e alunas, e creio que este nobre sentimento é recíproco.

Fui presenteada com bichinhos de pelúcia, jogo de sobremesa, brinco, blusinha de verão, creme para as mãos, necesseire feita com garrafa pet e com as bordas em crochê.

Uma carta de duas alunas que impossível foi ler sem me emocionar " querida professora Julia, queremos agradecer nessa simples carta por toda sua dedicação, carinho, atenção com todos os alunos.. você, além de ser uma professora maravilhosa, é uma pessoa muito especial. Agradecemos pelas brigas, ensinamentos, risadas, por tudo. Esperamos que nunca se esqueça de nós, pois nós não esqueceremos de você. Parabéns, muitos anos de vida e muitas felicidades. Que Deus ilumine seu caminho sempre. Nós te amamos" Ana e Amanda 8ªB.

Tem presente mais gratificante do que saber que conseguiu deixar algo marcado em nossos alunos, afinal esta fase da vida nunca se perde na memória, isto significa que eu sempre farei parte das boas lembranças de muitos, e obviamente todos da minha, já que sou também uma adolescente de 40.

Brincadeira á parte, quero aqui hoje registrar na história de minha vida momentos maravilhosos que passei neste ano, vocês meus alunos e alunas das seguintes turmas do ano de 2009: 8ªA, 8ªB, 8ªC, 7ªA,7ªG do Colégio Estadual Luísa Ross e 5ªA, 5ªB, 5ªC, 6ªA e 7ªG do Colégio Estadual Conselheiro Carrão, jamais serão esquecidos.

Quando deito á noite incluo todos vocês em meus pedidos á Deus, peço que ilumine suas vidas, que nunca deixem de acreditar em seu potêncial, que sempre tenham em mente a certeza de que são responsáveis pela sua própria história e do bem em comum também.

Ainda ontem falava sobre liberalismmo, as tentativas do retorno do Absolutismo na Europa e viajei pela política em geral, então lembrei que estava com um livro na bolsa "Filosofia na Sala de Aula", o organizador do mesmo Vinicius Figueiredo, então contei ao pessoal que lá na Grécia, nasce Platão em meio a um conflito a Guerra do Peloponeso, gregos contra gregos.

Tracei a trajetória deste jovem até conhecer seu mestre Sócrates, foi então qe li sua célebres palavras deixadas em uma carta, quando demonstrava claramente o que pensava da política e dos que a praticavam, o fim resume tudo "Portanto a espécie humana não cessará seus males antes que o gênero dos que reta e verdadeiramente filosofam chegue ao poder político, ou o gênero dos que governam as cidades, por algum destino divino, realmente filosofe".

A reflexão levou meus alunos a comentarem "nossa professora parece que esta carta foi escrita hoje né"...

Hoje recebo um depoimento do Matheus dizendo " agora filosofei prof: pra que levar a vida tão á sério, se nada mais é do que uma grande aventura da qual nenhum de nós sairá vivo".

Isto é recompensa, um garoto de 13 anos iniciando seus passos na filosofia.

Somente sei que nada sei....

Julia Lopes Ramos
Enviado por Julia Lopes Ramos em 20/11/2009
Reeditado em 23/11/2009
Código do texto: T1935125