A causa do apagão

Os ministros batem as cabeças, e nem faltou luz no Congresso.

Não sabiam a razão da queda de energia e abriram o bocão: FOI RAIO. E o raio-que-o-parta caiu bem no meio deles. Até um leigo do sítio vizinho já sabia que o raio passou longe e nada fez a rede.

Ninguém poderia informar a causa sem avaliação mais profunda. Nem mesmo o presidente da empresa controladora do sistema, ousania afirmar tal insanidade.

O presidente pediu cautela e investigação profunda. A verdade não interessa ao povo.

Voltamos ao raio: Se um raio derrubasse as três linhas ao mesmo tempo, partiria os cabos e derrubaria as torre, provocaria grandes incêndios. Fogo visível a dezenas de quilômetros de distância. Cadê o fogo? Vamos tirar o fogo da discussão.

As linhas interrompidas demorariam várias semanas para serem reparadas.

A energia voltou na mesma noite. Sem fogo sem reparos. Não haveria tempo hábil para percorrer todo o sistema em falta e todos os isoladores do trecho. Certo, há equipamentos de medição que informam em tempo real o local da falta, mas não informam se foi raio. Os ministros sabiam.

Um novo porta-voz fala de chuva em excesso. Será que estão de brincadeira? Um super extra ultra raio não conseguiu desligar a rede uma chuva ia conseguir? É a primeira chuva em nosso País? Deixa disso. O povo não é tão APAGADO assim.

Acredito que sabem a razão da queda. Admitir que a falta fosse falha digital está sendo muito difícil?

Voltamos ao raio. Ocorrência de raio é previsível e controlável. Por que não foi efetuada?

Que outra desculpa esfarrapada irá inventar?

Porque não investigam a causa real e evitem que se repita?

Colocar um sistema de controle acessível a NET não é uma condição segura ao sistema. Falta segurança no sistema elétrico, no sistema aéreo, nas rodovias, nas ruas, dentro de casa...

O povo vive com medo com energia. Sem energia então...

Gosta de literatura? Visite

www.reginamichelon.com