HISTÓRIAS QUE MAMÃE CONTOU(II)

“A mãe de vovó Serena morreu cedo, quando ela tinha apenas quatro anos. Restou-lhe a irmã Luisa e o pai, que se chamava Donino Rodda. Donino e seus irmãos eram sócios de uma olaria. Como ele se entregara ao vício da bebida, os irmãos convenceram-no a casar-se novamente. Donino casou-se, então, com Virginia, mas continuava a beber. Seus irmãos compraram sua parte na olaria e estimularam sua emigração para o Brasil. Com Virginia, Donino já tinha um filho chamado Gigino. Vovó Serena, então com sete anos, emigrou junto para o Brasil, tendo sua irmã Luisa permanecido na Itália, pois estava sendo criada por uma tia. Sabe-se que Luisa casou-se e teve vários filhos na Itália. Quando eclodiu a 1º Grande Guerra, Gigino foi convocado pelo Exército italiano. Regressando à Itália, visitou Luisa, que tinha uma das filhas que exercia o ofício de barbeira.

Donino e família, no início, foram para Caxias do Sul, mas, não sendo Donino agricultor, deu-se mal por lá e regressou a Porto Alegre. Ainda em Caxias, vovó Serena trabalhou como doméstica; já tinha nove anos de idade. Contava que foi um período ótimo de sua vida: a patroa ensinava-lhe tricô, crochê e a cozinhar. Em Porto Alegre, Donino, conhecido como Nono, empregou-se em uma fábrica de gelo, na Rua dos Andradas; a família passou a residir na própria fábrica. Virginia fazia o serviço doméstico para o patrão, Valeri, que, separado da mulher que o traíra, dizia-se viúvo. Nono e Virginia tiveram três filhos: Ermínia, Ema e Guerino.

Vovó Serena, mais tarde, foi trabalhar numa fábrica de chapéus, Chieradia, sita na Rua dos Andradas, quando conheceu vovô João Baptista, que trabalhava na Alfaiataria Coussirat. Casaram-se em 1886. Dessa união, nasceu minha mãe, Aldina Rodda Ghisoni, que, depois, tornou-se “de Matos”, irmã de Higino, Hugo e João. Hugo e João foram grandes jogadores de futebol, do clube Americano e da seleção gaúcha, sendo que Joãozinho atuou também no Vasco da Gama, do Rio de Janeiro.”