Crônicas de Sala de Aula; O muro de Berlim caiu, mas existem pessoas que insistem em erguer muros cotidianos

Não poderia ter sido mais perfeito, estou trabalhando o contexto da guerra fria com meus alunos e o colapso do socialismo "deturpado" por Stalín e outros tantos.

Hoje segunda-feira, exatos vinte anos da queda do Muro de Berlim, ao adentrar a sala da 8° B, encontro o caos, isso que era a primeira aula!

Já fui entrando dividindo a sala em dois grupos, lado Oriental e lado Ocidental.

Então pedi que imaginassem, faz de conta que vocês vivem na Alemanha após segunda guerra mundial, um país destruído, fome, desemprego, e a urgência de se reconstruir tudo.

Imaginem que seu país foi dividido entre quatro potências, no caso os países aliados, EUA, Inglaterra, França e URSS.

Três destes países são capitalistas, apenas um Socialista.

Sem dúvida o caos era muito maior do que a tranquilíssima 8º B.

Após explicar todo o contexto que levou a construção do Muro, comentei uma reportagem que assisti no domingo á noite, sobre uma mãe que havia internado seu bebê em um hospital do lado Ocidental em um dia, e no outro viu-se impossibilitada de reencontrar seu filho, o Muro foi construído durante á noite, 165 km.

Foi aí que um espertinho falou" nossa professora esse pedreiro era bom heim", só para descontrair, toda esta abominável história.

Então a aula prosseguiu...

Bate o sinal para o intervalo, ao chegar na sala dos professores mais uma vez tento, mas a tentativa é vã.

Vou então para baixo da velha árvore, minha companheira de intervalo.

Ali divago com esta amiga silênciosa, mas sempre presente.

Amiga, é triste mas percebo cada vez mais o quanto as pessoas erguem muros, muros de hipocrisia, de arrogância!

Graças ao bom Deus tenho o dom de transcrever os fatos ocorridos durante este cotidiano humanístico, senão sei lá...

Mais uma vez deixo aqui registrada minha indignação quanto a pesoas que trabalham com educação mas estão tão distantes dela.

Agradeço por ter meus adolescentes, eles são o que são, estão em fase de aprendizado, mas o que falar de burros velhos que transpassam velhas lições decoradas...

Ainda persisto em derrubar os muros dos hipócritas...

Julia Lopes Ramos
Enviado por Julia Lopes Ramos em 09/11/2009
Reeditado em 10/11/2009
Código do texto: T1914390