Crônicas de Sala de Aula: Sobre Debret, uma correção!

Há poucos dias atrás dei uma aula sobre a vinda da família real para a terra brasilis, expliquei aos meus atentos adolescentes as mudanças provocadas devido o evento.

Pois bem acontece que ao falar sobre os artistas franceses que para cá se transferiram, cometi um engano, tudo bem afinal somos eternos aprendizes desconhecemos muitas facetas desta nossa história.

Falei aos meus alunos que D.João VI havia organizado uma "missão" para trazer artistas franceses com a finalidade de retratarem o cotidiano da corte no Brasil e as múltiplas facetas da cidade do Rio de Janeiro.

Acontece que ao assistir um especial na tv Cultura, percebi o quanto me equivoquei, o prograna era deslumbrante, traçava a trajetória de Debret.

Aprendi que vários artistas franceses que possíam alguma ligação com Napoleão Bonaparte, passaram a ser perseguidos após a derrocada do conquistador francês.

Debret, era nada mais nada menos que ex- cunhado de Napoleão, mas este "ex" não lhe ofereceu vantagem alguma, e assim como outros aristas estava na maior pindaíba, sem trabalho, e sendo perseguido.

Então surge a idéia através de um amigo de vir para o Brasil, oferecer os serviços a D.João VI.

Este mestre da pintura permaneceu pelos trópicos por nada mais nada menos do quinze anos, e através de sua obras muito desta história foi preservada.

Fui então obrigada na outra aula a retornar ao tema, falei aos meus alunos que havia cometido um engano, comentei sobre o programa que assisti, e corrigi meu vacilo.

Como sabia que o mesmo iria se repetir avisei o pessoal, aí um aluno me perguntou: "Ai professora quem é que assiste a tv cultura"..

Quem assiste não sei, mas graças ao belíssimo programa que assisti pude aprender mais um pouco sobre nossa história!

Julia Lopes Ramos
Enviado por Julia Lopes Ramos em 09/11/2009
Reeditado em 09/11/2009
Código do texto: T1914328