O COFRE.

Um dia resolvi enveredar pela “Avenida do pasado.” Não estava fazendo nada e queria vagabundar. Fiquei acabrunhado ao encontrar uma avenida que fora tão bela e suntuosa, agora deserta e esquecida. Logo meu coração fora acometido por uma nostalgia sem precendente. Então recordei-me de quando e como ela fora construída. Logo seu minúsculo início ascendeu à uma decorrência esplendorosa. O custo foi alto, é verdade.

Consta que para que fosse expandida, rochedos tiveram que ser demolidos; Pontilhões foram erguidos sobre crateras e, obstáculos naturais, (Ou não), suplantados obstinadamente.

Em seu apogeu fora visitada e percorrida por muita gente ilustre. (Ou não) Algumas por satisfação, outras por casualidade e a maioria por curiosidade.

Hoje está desativada. Mas permanece sólida e atraente. Tal qual um monumento mitológico que resiste ao tempo.

Como já estava ali, decidi esticar-me até a “Rua do presente.” É uma bela e larga rua. Glamourosamente luminosa e tentadora. As muitas vitrines e os diversos cassinos, lhe dá um aspecto de luxo e perdição. Há de tudo. Porém, prefiro apenas contemplar as maravilhas. Algumas delas já conheço, razão pela qual não me sinto irresistivelmente fascinado. Por isso, sigo em frente com passos curtos e olhar sereno, contudo, mantenho os sentidos e instintos atentos.

Daí pensei em estender minha vagabundagem até ao “Beco do futuro.” É um beco estranho, confuso e misterioso. Tudo nele é fechado. Uma viela dá em outra, que dá em outra, que dá em nada. Assemelha-se a um labirinto. Há muitas placas ao redor com frases escritas tais como: “Aguarde” “ Espere” “Talvez” “ Quem sabe?” Algumas delas só havia um ponto de interrogação. Uma piração, esse beco.

Já estava de saída quando esbarrei em um objeto em meu caminho: Era um cofre. Um cofre? – Interroguei-me. O que estaria um cofre fazendo ali? – Refleti. Quem o deixou e com que propósito?

Como tudo no beco, o cofre também estava fechado. E agora? Que farei? – Perguntei-me.

Ele é um lindo, resistente e grande. Ficarei com ele. – Decidi!

Um dia descobrirei seu segredo, o abrirei e descobrirei o que há dentro.