A Capela de São Sebastião

Adilson, menino inteligente e muito esperto, ficou todo feliz em poder estudar no pequeno arraial de Tombador, perto de Passa Tempo. Ele se esforçou na escola e com seus doze anos não tinha tempo a perder. Estudava, ajudava os colegas, sempre prestimoso, acabando respeitado e querido por todos.

Um dia, sua professora, Dona Eni, ao término da aula, fez-lhe uma sugestão que era quase um pedido:

— Adilson, você é o maior da sala e tem mais experiência. Daria conta de capinar ao redor da capelinha? Veja como o mato cresceu! Vá aos poucos arrancando a grama, limpando tudo que São Sebastião há de lhe pagar!

Os olhos de Adilson se arregalaram e ficaram brilhantes. Ele pensou nos trocadinhos que iria ganhar, pois o Sô Sebastião, filho do Sô Chiquinho, era o zelador da capela. Ele o via sempre a abrir a igrejinha para a missa aos domingos. Hora nenhuma Adilson pensou no santo protetor que estava representado naquela imagem no altar-mor. A gente ouve mesmo o quer ouvir. E entende do jeito que quiser. De “São” para “Sô” fui um pulo só.

Durante três dias, suando debaixo de um sol escaldante, Adilson capinava, arrancava as ervas daninhas e, finalmente, com a farta experiência no assunto, observada por Dona Eni, conseguiu deixar tudo limpo! A capelinha ficou uma lindeza!

“Agora é só esperar o Sô Sebastião me dar um dinheirinho!”, pensava Adilson. Mas nada acontecia. Passava perto dele e nem um olhar recebia. Ia ao campinho de futebol, assentava-se bem ao lado dele, para ver se o homem se mancava. Qual nada! Um mês se passou e Adilson perdeu a paciência. Abordou a professora à queima-roupa:

— Dona Eni, a senhora me disse que o Sô Sebastião iria me pagar pela capina. Eu caprichei mas ele, até hoje, não me deu nada, nem um trocado.

— Ó Adilson, você entendeu mal. Eu disse que quem iria pagar-lhe era São Sebastião!

— Ah, Dona Eni, se eu soubesse que era o santo, não teria nunca feito a capina! Aí não, uai! Capinar pra santo, era só o que me faltava!

fernanda araujo
Enviado por fernanda araujo em 07/07/2006
Reeditado em 28/08/2011
Código do texto: T189289
Classificação de conteúdo: seguro